Performance, literatura e música. Na sexta-feira, dia 13 de dezembro, a Casa SP Afro Antônio Pompêo receberá o espetáculo “Cemitério dos Vivos” e o Sarau “Versos de Lima”, a partir das 19h, com entrada gratuita. O evento contará com intérprete de Libras.
Após a performance da David Balt com seu “Cemitério dos Vivos”, o bailarino, ator e diretor cênico une-se à artivista Pâmela Ramos, poetas e poetisas no Sarau “Versos de Lima”, com momento microfone aberto para a participação dos presentes. Haverá ainda discotecagem com Lu Pequim e bate-papo com os artistas.
O espetáculo “Cemitério dos Vivos” é livremente inspirado no livro homônimo, autobiográfico e inacabado de Lima Barreto, escrito durante o período em que ficou internado no Hospital Nacional de Alienados, no Rio de Janeiro, entre 1919 e 1920, em decorrência do alcoolismo. Na obra, o genial escritor, injustiçado e atravessado pela pobreza e pelo racismo, aborda a discriminação racial, loucura, classes socias e a necessidade de políticas públicas efetiva no país. Passado mais de um século, a releitura de David traça paralelos com o momento sociopolítico contemporâneo, perpassando outras questões, como a religiosidade de matriz africana.
David Balt
Além do Balé de Rio Preto, nos últimos dez anos David Balt atuou como bailarino de diversas companhias de dança, como Cia Duncan e Asa de Borboleta. Em 2018, trabalhou na escola Flamy Dance, na Itália. Desde 2014, trabalha como ator e coreógrafo na Cia. Apocalíptica nos espetáculos “Saltimbancos”, “Cuidado com a Cuca”, “Tributo”, “Revolução dos Bichos”, “Rinocerontite-19”, entre outros. Trabalhou na produção de três edições do Festival de Artes do Fim do Mundo (FestFIM) e do 1º Festival de Artes Online do Noroeste Paulista. É responsável pela coordenação de dança do projeto de formação permanente “Vivências Apocalípticas” e atualmente integra a coordenação do grupo gestor da Cia. Apocalíptica.
Pâmela Ramos
Pâmela Ramos trabalha como educadora no Projeto Quintal Afro-brasileiro, na rede municipal de educação de Mirassol. Atuou como professora de artes e poesia no Projeto Aquarela, pelo Centro Social Estoril. Poeta há dez anos e cocriadora do Núcleo de Produção do Sarau (In)verso, também trabalhou com o Quintal Lúdico, no Sesc Rio Preto.
Serviço
Cemitério dos Vivos e Versos de Lima
Dia: 13 de dezembro (sexta-feira)
Horário: a partir das 19h
Local: Casa SP Afro Antônio Pompêo
Endereço: Avenida José Rodrigues Lisboa, 470, Jardim Santa Lucia.
Localização: https://maps.app.goo.gl/q6uZLfVZpEtfazAs6