O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está com o castramóvel na Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg (ECO Santo Antonio), até 7 de dezembro. No período, a equipe do serviço promoverá campanha de castração em cães e gatos de moradores do bairro Santo Antonio. A estimativa é castrar 170 animais nesta etapa.
A campanha de castração faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas na área de abrangência do Santo Antonio no último quadrimestre deste ano, com ênfase na prevenção e combate à leishmaniose canina e à esporotricose felina.
Entre os meses de setembro e novembro, a equipe do CCZ realizou inquéritos e investigações sorológicas para diagnóstico da leishmaniose visceral canina, vacinação antirrábica, investigações de esporotricose felina, feira de educação em saúde ambiental, entre outras ações.
Os animais que serão submetidos ao procedimento já estavam cadastrados no sistema de castração municipal. Todas as vagas foram preenchidas e os tutores avisados do agendamento. Os moradores não cadastrados podem comparecer ao castramóvel e registrar o interesse na castração de seus animais.
Castração de cães e gatos
O proprietário/tutor pode fazer o cadastro neste serviço de quatro maneiras: pessoalmente na sede da antiga Dibea (no prédio onde funciona o Centro de Controle de Zoonoses); pessoalmente no Poupatempo (Rua Antônio de Godoy, 3.033, atrás da Prefeitura) ou na Prefeitura Regional Norte (Shopping Cidade Norte) ou via e-mail (faleconosco.bemestaranimal@riopreto.sp.gov.br).
Desse último modo, o cidadão receberá as instruções de como proceder. Para se cadastrar, o animal deve ser originário da cidade e o proprietário/tutor precisa residir em Rio Preto.
Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência no nome do cadastrante.