A Cia. Fábrica de Sonhos, de São José do Rio Preto (SP), definiu os 14 espetáculos que farão parte da 18ª edição do tradicional “Festival Em Janeiro Teatro Para Crianças é o Maior Barato”, que será realizado do dia 18 a 28 de janeiro de 2024. Além da produção da companhia anfitriã: “Era uma vez… João e Maria”, na abertura do festival, foram selecionados mais 13 espetáculos para apresentações no Teatro do Sesi Rio Preto e no Espaço Cia. Fábrica de Sonhos. A curadoria foi feita pelo ator, cenógrafo, iluminador e diretor Guido Caratori, da Cia. Fábrica de Sonhos, e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi.
Dos 153 espetáculos inscritos, de artistas e coletivos de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, foram selecionadas 11 produções de cidades paulistas (Americana, Campinas, São José do Rio Preto, São Paulo, São Sebastião e Ribeirão Preto) e duas de Santa Catarina (Joinville e Itajaí). Também foram divulgados os espetáculos suplentes da 18ª edição do festival rio-pretense. Todas as apresentações teatrais contarão com interpretação em libras.
De São José do Rio Preto foram selecionados os espetáculos “Memórias de Machadinho” (Cia. Bardos de Teatro) e “A Casa Caracol” (Cia. dos Pés). Na abertura, no dia 18 de janeiro de 2024, às 15h, no Teatro do Sesi Rio Preto, a Cia. Fábrica de Sonhos, que é a anfitriã do festival, fará a apresentação do espetáculo “Era uma vez… João e Maria”, inspirado livremente na obra dos Irmãos Grimm, com texto e direção de Guido Caratori.
“O grande diferencial do ‘Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato’ está no acesso pleno e democrático às artes cênicas a toda a população, tendo em vista que toda a programação é ofertada de forma totalmente gratuita, corroborando assim para a formação de futuras plateias para o teatro e, por consequência, para a arte de modo geral”, afirmou a atriz, produtora e gestora cultural, Drica Sanches, que é coordenadora do Festival.
Considerado um dos maiores festivais voltados à promoção e ao debate em torno do teatro feito para crianças no Brasil, o “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato” é realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com recursos do Programa de Ação Cultural São Paulo (ProAC) – Edital 40/2023, e conta com apoio do Sesi São Paulo, Uniodonto e Açúcar Guarani.
Em formato de podcast
Segundo a coordenadora do Festival, cada coletivo selecionado realizará também uma atividade formativa, em formato de podcast, no Espaço Fábrica de Sonhos, na Vila Ercília. Essas 14 atividades serão retransmitidas ao vivo pelo Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos. A medição dos podcasts será realizada pelo jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto, especialista em teatro infantil, e contará com a participação dos grupos teatrais, curadores e convidados.
Durante as atividades formativas, os grupos compartilharão conteúdos das pesquisas teatrais desenvolvidas por seus núcleos de atuação cênica, gerando assim um intercâmbio de conhecimentos entre os artistas participantes e o público. A curadoria explanará sobre suas perspectivas curatoriais para o Festival, o alinhamento dos temas e conteúdos escolhidos para a composição da grade e como o grupo contribuiu para a construção desse pensamento crítico e reflexivo sobre a produção teatral para crianças. Já o crítico teatral Dib Carneiro Neto trará sua impressão sobre o espetáculo apresentado, avaliando questões artísticas e técnicas da produção.
Espetáculos selecionados
Espaço Cia. Fábrica de Sonhos
– “Gran Cirque Brado”, Cias. Circo Caramba e Damião e Cia (Americana/SP e Campinas/SP)
– “Estupendo Circo di SóLadies”, Circo di SóLadies | Nem SóLadies (São Paulo/SP)
– “Emaranhada”, Amarilis Irani (São Paulo/SP)
– “Memórias de Machadinho”, Cia. Bardos de Teatro (São José do Rio Preto/SP)
– “Alice no Brasil das Maravilhas”, Essaé Cia (Joinvile/SC)
– “Boa noite”, Circo Navegador (São Sebastião/SP)
Teatro Sesi Rio Preto
– “CAÊ”, Karma Coletivo de Artes Cênicas (Itajaí/SC)
– “Um dia um rio”, Grupo 59 de Teatro (São Paulo/SP)
– “Detetives do Espavô”, Trupe DuNavôe Grupo Esparrama (São Paulo/SP)
– Família Murphy e o Incidente do Multiverso, Sabre de Luz Teatro (São Paulo/SP)
– “Picadeiro Lux”, Cia. Santarosa (Ribeirão Preto/SP)
– “Tradição, Paixão e Circo”, Cia. Raros Circo e Teatro (Ribeirão Preto/SP)
– “A Casa Caracol”, Cia. dos Pés (São José do Rio Preto/SP)
Espetáculos suplentes:
Espaço Cia. Fábrica de Sonhos
– “Menina Rabeca – Onde Vive O Mar”, Cia. Burucutu (Itanhaém/SP)
– “Pinocchio – Olhos de Madeira”, Cia Arte-Móvel (Santa Bárbara d’Oeste/SP)
– “Sementes”, Casulo Teatro (Brasília/DF)
– “Achadouros – teatro para bebês”, Coletivo Criadouros (Brasília/DF)
– “Vida Seca”, Cia Manipuladora De Formas Etc I Tal (Navegantes/SC)
– “A Casa da Vó, Casa Realejo de Teatro (Francisco Morato/SP)
Teatro Sesi Rio Preto
– “Quixote em Construção”, Cia. Canta Circo & Teatro (São Caetano do Sul/SP)
– “Da mala que sai”, Sintonia Dominó (Rio de Janeiro/RJ)
– “Evolução dos Bichos”, Evolução dos Bichos (São Paulo/SP)
– “E o Sol Avermelhou”, Cia. Arte-Móvel (Santa Bárbara d’Oeste/SP)
– “São as águas de março”, Circolando Iniciativas Artísticas (Uberaba/MG)
– “Biscoitos”, Conforto & Cia (São Paulo/SP)
– “Refugo Urbano”, Trupe DuNavô (São Paulo/SP)