Na última semana, os colaboradores envolvidos no projeto ‘Carimbo da Placenta’, da Maternidade do Hospital Padre Albino, tiveram café especial oferecido pela diretoria e gerências do hospital. A iniciativa celebrou o impacto positivo e a escolha do projeto no troféu ‘Excelência da Saúde 2024’, promovido pelo Grupo Mídia, no final de setembro, em Angra dos Reis/RJ.
O projeto, que integra as ações de Humanização da área Materno Infantil do HPA, foi premiado por sua proposta humanizadora e sensível. O ‘Carimbo da Placenta’ consiste em gesto simbólico e afetivo, onde, utilizando tintas guache, glitter e muito amor, as placentas das gestantes que dão à luz no hospital são utilizadas para criar carimbos em papel especial, eternizando esse momento único na vida das mães. “Essa ideia nasceu da vontade de criar algo que realmente fizesse sentido no acolhimento das gestantes. Esse carimbo representa mais do que gesto artístico; é a forma de marcar esse momento único e significativo para as mães”, comentou Aline de Poli, enfermeira coordenadora da Maternidade e da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal.
O café, realizado nos dias 15 e 16 de outubro, reuniu as equipes da Maternidade I e II, do Centro Obstétrico e do Centro Cirúrgico, que receberam certificados em reconhecimento à dedicação e comprometimento com o projeto. Além disso, os colaboradores posaram orgulhosos ao lado do troféu conquistado.
“Em nome da equipe Materno-Infantil quero agradecer a todos que nos apoiam nesse projeto, em especial à diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino, Renata Rocha Bugatti, e ao diretor presidente, Reginaldo Donizetti Lopes. E o sucesso desse projeto não seria possível sem o empenho diário das equipes de enfermagem e médica”, declarou Aline em seu agradecimento.
Na ocasião estavam presentes a coordenação e responsável técnica de enfermagem, gerentes, diretores e membros do Grupo de Trabalho de Humanização.