18.5 C
Catanduva
domingo, abril 21, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoComemoração dos 171 anos de Rio Preto tem missa, bolo, ópera, inauguração...

Comemoração dos 171 anos de Rio Preto tem missa, bolo, ópera, inauguração e corrida

Uma série de atividades marca a celebrar dos 171 anos de fundação de São José do Rio Preto. A programação começa bem cedo. A partir das 7h deste domingo, 19/3, atletas e esportistas estarão reunidas às margens do lago 3 da Represa Municipal, para participar da etapa Rio Preto do Circuito Mais Mulher de corrida e caminhada.

São três mil participantes inscritas. A prova será composta por uma caminhada de 3 quilômetros e duas corridas de 5 e de 10 quilômetros. O circuito de corridas é organizado pelo Governo do Estado e, neste ano, terá etapas em Presidente Prudente, Rio Preto, São Paulo e Registro. A premiação está prevista para as 9h, com a presença do prefeito Edinho Araújo.

A Diocese de Rio Preto celebra missa solene na Sé Catedral São José, às 10 horas, presidida pelo bispo dom Antônio Emídio Vilar, na companhia do clero diocesano. A celebração religiosa faz parte do roteiro de festividades do aniversário da cidade e reforça o espírito de devoção dos moradores, espírito esse presente desde que o povoado fundado em 1852 foi consagrado à proteção de São José, agora padroeiro. Todos os anos em março, a tradição se repete na igreja-mãe da diocese, com participação do clero, seminaristas, movimentos católicos, autoridades e devotos.

Após a missa, o prefeito Edinho Araújo e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Elza, seguem para o Mercadão Municipal, onde haverá cerimônia com celebração pelo aniversário, incluindo corte de bolo encomendado especialmente para marcar a data.

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, o município ampliou os atendimentos para as pessoas em situação de rua.

Com a ampliação do termo de colaboração, que começará a valer a partir de 1 de abril, a equipe técnica, coordenador, monitores, administrativo, auxiliares de limpeza e cozinha, além de 70 vagas para pernoite, serão financiados pela Secretaria de Assistência Social. O atendimento será para homens e mulheres.

No final da tarde, Rio Preto realiza a ‘Marcha para Jesus’, um evento pacífico que reúne igrejas cristãs do país e do mundo e é aberto à participação de toda a população. A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial do país desde setembro de 2009, quando a Lei Federal 12.025 foi sancionada. A festividade faz parte do calendário oficial da cidade. A concentração será na avenida dos Estudantes, passando pela Clóvis Oger até o local dos shows, o Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’.

Encerrando as comemorações do aniversário de 171 anos da cidade, o Teatro Municipal Paulo Moura recebe a partir das 18h, o tenor Jean William e o jornalista Elcio C. Padovez com o evento de lançamento do livro O resumo da ópera – Como Jean William cresceu e venceu pela música. Junto com a sessão de autógrafos, haverá um show com entrada

Além da agenda oficial do prefeito Edinho Araújo, outras atividades serão realizadas em vários pontos de Rio Preto.

A lista completa com os eventos e locais das apresentações você confere no link: www.riopreto.sp.gov.br/cultura-promove-programacao-com-29-atracoes-no-aniversario-de-rio-preto/

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES