16.1 C
Catanduva
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoComitê agenda queima controlada para prevenir incêndios

Comitê agenda queima controlada para prevenir incêndios

O Comitê Gestor de Prevenção às Queimadas de São José do Rio Preto marcou para a próxima semana as ações de queima controlada para a prevenção de incêndios na área da Floresta Estadual do Noroeste Paulista (FENP). As atividades foram marcadas para três datas, 26, 28 e 30 de junho, mas a realização dos trabalhos depende das condições climáticas.
As práticas serão conduzidas em conformidade com a Política Estadual de Manejo Integrado do Fogo (lei estadual 17.460/2021) e coordenadas por equipes do Corpo de Bombeiros.

A queima controlada é uma medida preventiva em que o fogo é utilizado em áreas delimitadas, a fim de eliminar vegetação seca ou sem valor ambiental, que poderia servir de combustível para incêndios não controlados. Por meio da técnica, são formados os aceiros negros, que formam faixas de proteção no entorno das áreas preservadas.

Para o dia 26, estão programadas as atividades em área pertencente ao Parque Tecnológico de Rio Preto. No dia 28, as equipes trabalham no território reservado ao câmpus 2 da Unesp. Por fim, no dia 30, as ações se concentram em espaços geridos pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e pelo Instituto de Zootecnia.

A Floresta Estadual do Noroeste Paulista é uma área verde de 379,93 hectares, com porções de vegetação nativa e territórios de reflorestamento, entre os municípios de Rio Preto e Mirassol. Dentro da floresta fica ainda a Estação Ecológica do Noroeste Paulista (EENP), com 169 hectares, uma área com o maior grau de proteção entre unidades de conservação, que serve de santuário a mais de 500 espécies.

Em 2022, a realização dos aceiros negros contribuiu de forma efetiva para prevenir incêndios no local, não havendo registro de ocorrências na área da floresta no último ano.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES