24.2 C
Catanduva
segunda-feira, outubro 21, 2024
spot_img
InícioSem categoria'Desastres Socioambientais' é tema de debate no Sesc Rio Preto

‘Desastres Socioambientais’ é tema de debate no Sesc Rio Preto

Eventos como as chuvas intensas que ocasionaram enchentes no Rio Grande do Sul e a seca extrema em municípios da região norte do país poderão ser uma realidade cada vez mais presente em tempos de mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global causado por gases do efeito estufa. Episódios drásticos como esses geram impactos como perdas de vidas e destruição, afetando especialmente populações mais vulneráveis.

Para informar a população sobre um tema tão urgente que preocupa governos e é pauta de inúmeros debates, o Sesc Rio Preto promove dia 23 de outubro, às 19h, o bate-papo “Desastres Socioambientais”, com entrada gratuita e aberto a todas as pessoas interessadas, reunindo especialistas de diferentes áreas. Para participar, é preciso fazer inscrição antecipada na central de atendimento na unidade do Sesc ou online. No dia do evento, se ainda restarem vagas, haverá distribuição de ingressos 30 minutos antes.

Participam do encontro a psicóloga Débora Noal, coordenadora de pesquisa na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e membro da organização Médicos Sem Fronteiras; o coronel Carlos André Medeiros Lamin, diretor da Defesa Civil de São José do Rio Preto; e o terapeuta social e educador físico Reinaldo Nascimento, que faz parte do time internacional de pedagogia de emergência.

O bate-papo pretende discutir os desastres ambientais e suas consequências sociais. O ser humano estará no centro das discussões, abordando suas responsabilidades, consequências e apoios.

Noal é especialista em desastres e trabalha com pessoas em situações críticas. Desde março de 2020, coordena a equipe de pesquisadores Fiocruz na temática da saúde mental e atenção psicossocial em desastres e pandemias, sendo responsável pelo Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19.

Lamin atua na prevenção e combate a situações críticas no município, sendo responsável por articular a integração de órgãos públicos municipais e estaduais e sociedade civil para elaborar o Plano de Contingencia de Prevenção de Queimadas, instituído pelo Decreto Municipal Nº 17.777/2017, para enfrentamento de causas de graves riscos à saúde da população, e da probabilidade de ocorrência de grandes incêndios originados pela ação humana durante o período de seca.

Nascimento, por sua vez, trabalha em pedagogia de emergência com populações em situações de desastres ambientais, guerras e conflitos. Já participou de várias intervenções ao redor do mundo: Kakuma, Quênia (2012), Líbano e Filipinas (2013); Curdistão-Iraque (2014, 2015 e 2016); Faixa de Gaza (2014); Nepal (2015); e Equador (2016).

Serviço:

MEIO AMBIENTE

Bate-papo – DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS

Com Cel. Lamin, da Defesa Civil de Rio Preto; Débora Noal, psicóloga; e Reinaldo Nascimento, pedagogo  

Debate com a participação de especialistas em pedagogia de emergência, psicologia e Defesa Civil que pretende discutir os desastres ambientais e suas consequências sociais.

Dia 23. Quarta, 19h às 22h.

Teatro. Grátis. Lugares limitados. A partir de 16 anos. Interpretação em Libras.

Inscrições: https://www.sescsp.org.br/programacao/desastres-socioambientais/

No dia do evento, se ainda restarem vagas, haverá distribuição de ingressos 30 minutos antes.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES