Na Energisa Sul-Sudeste os perigos no trânsito são um motivo de alerta durante o ano todo, pois quando os acidentes de trânsito envolvem postes, além do risco à vida, há danos ao sistema elétrico e interrupções no fornecimento de energia. Ao longo de 2024, na área de abrangência da distribuidora, 625 ocorrências envolvendo postes já foram registradas. Essas colisões provocaram interrupção de energia para 131.995 clientes.
Ainda no decorrer do ano, somente na região de Catanduva, foram registrados 90 acidentes de trânsito envolvendo postes. As estatísticas acendem um alerta geral quanto à segurança no trânsito. Além disso, essas ocorrências trouxeram outros prejuízos à comunidade, uma vez que quase 21 mil clientes ficaram sem energia devido aos danos que as colisões causaram ao sistema elétrico.
O gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Anderson Rabelo Rosa, enfatiza a preocupação da concessionária quanto às estatísticas e riscos desse tipo de acidente aos condutores e passageiros de veículos, além da comunidade em geral.
“No que consiste ao nosso setor, um dos problemas mais graves das colisões contra poste é o risco de choque elétrico, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia de proteção para interromper o fornecimento de energia em situações como essas, é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, explica Anderson.
O gerente reforça a importância de a comunidade estar atenta e colocar em prática as orientações de segurança em casos de acidentes: “Sempre frisamos: se o veículo atingiu um poste, os ocupantes devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, detalha.
Já para as pessoas que presenciarem o acidente, a orientação é manter a distância e acionar o socorro imediatamente. “Às vezes, na ansiedade de ajudar quem está dentro do carro, as pessoas podem tocar em um cabo rompido e sofrer um choque elétrico. Então, não toque no veículo, chame a Energisa e o Corpo de Bombeiros que farão o socorro de maneira adequada”, orienta.
Impacto no fornecimento
Como se não bastassem as consequências física e emocionais aos envolvidos, os acidentes também causaram outros prejuízos: a interrupção no fornecimento de energia para residências, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde situadas próximo aos locais das ocorrências.
“A Energisa conta com equipamentos modernos que permitem realizar manobras no sistema elétrico de maneira remota (sem a necessidade de deslocamento de equipes) para minimizar os impactos e restabelecer a energia de forma rápida para o maior número de clientes possível. Mas, nem sempre é possível restabelecer todos de uma única vez, devido à complexidade dos estragos”, explica Anderson.
Quase 21 mil clientes tiveram a energia interrompida, ainda que por poucos minutos, em decorrência de batidas em postes na região de Catanduva. No entanto, parte desses clientes acabou sendo impactada por mais tempo, para que os trabalhos na rede elétrica, incluindo reparos ou substituição de equipamentos e postes, fossem executados com segurança.