15.1 C
Catanduva
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
InícioDestaquesEspetáculo ‘Longos Anos’ ganha apresentações comemorativas em Rio Preto

Espetáculo ‘Longos Anos’ ganha apresentações comemorativas em Rio Preto

Completando 10 anos de trajetória, o espetáculo “Longos Anos”, da companhia rio-pretense Hecatombe, com o dramaturgo e diretor teatral Homero Kaneko em cena, volta a ser apresentado em curta temporada. As sessões acontecem nos dias 25 e 26 de abril, quinta e sexta-feira, às 20h30, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Os ingressos estão disponíveis para compra na plataforma Sympla.

Além de assinar o texto e a direção, Homero Kaneko interpreta a personagem Bete. “Longos Anos” conta a história do reencontro emocionante de duas irmãs afastadas pelos rumos incertos da vida. Inspirado livremente no clássico do cinema “O que terá acontecido a Baby Jane?” (1962), o espetáculo é uma espécie de leitura em cena. A cada sessão, o ator recebe uma artista convidada para ler a personagem Joana, irmã gêmea de Bete. E, nesse jogo, convidada e público transitam na fronteira entre a leitura dramática e a encenação.

“Quis comemorar esses dez anos de trajetória do ”Longos Anos”, porque vejo como raridade uma peça de teatro completar uma década se apresentando e se reinventando. Ainda mais nos dias de hoje em que é solicitado dos artistas operarem pela lógica das estreias e aumento da produtividade o tempo todo. Revisitar esse espetáculo é, por si só, uma forma de exercitar a escrita, percorrendo as variantes possíveis da dramaturgia, e da história que está sendo contada ali na cena por mim e minhas artistas convidadas para viver esse encontro das irmãs”, diz Kaneko.

Para as sessões comemorativas do espetáculo, Homero Kaneko traz convidadas com quem tem contato e faz parcerias artísticas de longa data em São José do Rio Preto: a atriz e produtora Clara Tremura e a atriz Beta Cunha, sua primeira professora de teatro.

“Para mim, é sempre um novo começo, pois a cada convidada ou convidado uma nova expectativa se cria, o que permite que a cada apresentação se presencie um novo espetáculo. É no risco que eu, o ator fixo, devo buscar esteio para conduzir o trabalho e é, também no risco, que o público deposita sua experiência no teatro”, reflete Kaneko. “Nesse trabalho, dramaturgia e encenação conduzem o público a ser mais uma personagem, uma testemunha próxima da ação em diálogo o tempo todo com a cena, querendo saber como a personagem Bete irá reagir ao estímulo das convidadas”, conclui o ator e diretor.

Em sua trajetória de uma década, o espetáculo cativou plateias em várias cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 2016, em apresentações no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), lotou sete sessões. Adaptável, a apresentação já foi realizada em diferentes casas, palcos, espaços alternativos, espaços intimistas e salas de aula. Recentemente, “Longos “Anos” ganhou uma versão audiovisual, ainda inédita.

As duas apresentações comemorativas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, são uma iniciativa independente da Companhia Hecatombe, que soma 19 anos de trabalho ininterrupto e tem sua pesquisa pautada no neogrotesco.

SINOPSE

Essa é a história de um reencontro emocionante de duas irmãs, que foram afastadas pelos rumos incertos do destino. Para Bete, o retorno de sua irmã gêmea, Joana, tem um significado libertador. Bete se manteve ao lado da avó enquanto Joana trilhava um caminho de vida brilhante. O que Bete mais quer, agora que a avó se foi e a irmã voltou, é realizar os planos que fez durante todo esse período em que ficou na velha casa da família. A irmã, por sua vez, quer apenas desfazer os mal-entendidos do tempo e, finalmente, poder dizer o que entende como sua própria verdade. A cada sessão, Homero Kaneko, no papel de Bete, recebe uma atriz ou ator convidado que lê a personagem Joana.

SERVIÇO

Longos Anos, da Companhia Hecatombe

Apresentações: 25 e 26 de abril, quinta e sexta, às 20h30, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5381, São José do Rio Preto (SP).

Venda de ingresso via plataforma Sympla: http://www.sympla.com.br/event__2416403

Valores: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia, com comprovação para estudantes, professores e pessoas maiores de 60 anos).

Mais informações: @ciahecatombe e @homeroeu no Instagram

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES