15.5 C
Catanduva
domingo, maio 26, 2024
spot_img
InícioCulturaEspetáculos retratam natureza, empoderamento feminino e fake news

Espetáculos retratam natureza, empoderamento feminino e fake news

Preservação ambiental, empoderamento feminino e combate às fakes news (notícias falsas) são temas que serão abordados pelos espetáculos gratuitos que integram a programação da 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, da Cia. Fábrica de Sonhos, em São José do Rio Preto (SP). Todas as peças contam com interpretação em libras.

No sábado (27/1) são duas apresentações. Às 15h, no Sesi Rio Preto, tem a peça “Um dia, um rio”, do Grupo 59 de Teatro, de São Paulo. O espetáculo cênico musical narra a vida de um rio, desde o seu nascimento como um riacho à exuberância de suas águas que desenham lindas paisagens. Ao longo de seu percurso, o rio encontra um grande desafio para preservar suas águas, as formas de vida que ele abriga e as que surgem ao seu redor. A peça é inspirada no livro de mesmo nome, com autoria de Leo Cunha e ilustrações de André Neves, e apresenta um lamento, um grito de socorro tardio de um rio indefeso que não tem como reagir ao ser invadido pela lama da mineração que destrói suas águas. Com lirismo e contundência, peça e livro abordam o desastre ambiental que destruiu a Bacia do Rio Doce, em 2015.

Às 19h, também no sábado (27/1), no Espaço Fábrica de Sonhos, tem o espetáculo “Emaranhada”, da Cia. Arte, Movimento & Luz, de São Paulo. Já imaginou os cabelos como árvores? O ato de cuidar, crescer e criar raízes são só algumas das similaridades que os cabelos compartilham com as árvores. Inspirada nesse universo mágico, emaranhada celebra os fios que carregam a história de nossa ancestralidade. No centro dessa narrativa está Mavi, uma heroína negra! Menina inventora de palavras, braços e mãos tagarelas, dona de uma cabeleira exuberante. Protagonizada pela atriz Amarilis Irani, a personagem Mavi trança suas próprias aventuras, algumas solitárias, outras recheadas de amigos: flores, árvores e animais. Após uma série de eventos misteriosos, descobre que seus fios guardam poderes extraordinários. Numa fascinante saga de empoderamento feminino à personagem faz dos cabelos o caminho para encontrar aceitação.

O encerramento do festival fica a cargo das companhias Trupe Dunavô e Grupo Esparrama, ambas de São Paulo, com o espetáculo “Detetives do Espavô”. A apresentação será no Sesi Rio Preto, às 15h. O espetáculo propõe um grande jogo, que convida o público a brincar de investigadores, para se livrar de um dos grandes vilões da atualidade: as fake news (notícias falsas).

“O grande diferencial do ‘Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato’ está no acesso pleno e democrático às artes cênicas a toda a população, tendo em vista que toda a programação é ofertada de forma totalmente gratuita, corroborando assim para a formação de futuras plateias para o teatro e, por consequência, para a arte de modo geral”, afirmou a atriz, produtora e gestora cultural, Drica Sanches, que é coordenadora do Festival.

De acordo com Drica, cada coletivo selecionado realiza também uma atividade formativa, em formato de podcast, no Espaço Fábrica de Sonhos. Essas atividades serão retransmitidas pelo Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos. A mediação dos podcasts será realizada pelo jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto, especialista em teatro para crianças, e contará com a participação dos grupos teatrais, curadores e convidados.

Gastronomia

Nesta 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, em Rio Preto, a gastronomia é assinada pelo restaurante Ocupa Cozinha e Bar, que fica na Barra Funda, em São Paulo. O restaurante de comida brasileira, dos sócios Nicolas Caratori e Daniela Sfeir, é sede também do projeto social Cozinha PCA (Participação, Coletividade e Ação), que completa três anos em junho de 2024. O projeto já distribuiu mais de 30 mil refeições para a população em situação de vulnerabilidade social na Capital, desde a sua fundação em junho de 2021.

Sobre o Festival

Considerado um dos maiores festivais voltados à promoção e ao debate em torno do teatro feito para crianças no Brasil, o “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato” é realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com recursos do Programa de Ação Cultural São Paulo (ProAC) – Edital 40/2023, e conta com apoio do Sesi São Paulo, Uniodonto, Açúcar Guarani e Cotuba. A curadoria do festival foi feita pelo ator, cenógrafo, iluminador e diretor Guido Caratori, da Cia. Fábrica de Sonhos, e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi. Mais informações pelo site www.festivaldejaneiro.com.

Programação da 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Crianças é o Maior Barato”

 Teatro do Sesi Rio Preto – 15h

27/1 (Sábado)

Espetáculo: Um dia, um rio

Grupo 59 de Teatro (São Paulo/SP)

28/1 (Domingo)

Espetáculo: Detetives do Espavô

Trupe Dunavô e Grupo Esparrama (São Paulo/SP)

Espaço Fábrica de Sonhos – 19h

27/1 (Sábado)

Espetáculo: Emaranhada

Arte, Movimento & Luz (São Paulo/SP)

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES