31.7 C
Catanduva
sábado, março 2, 2024
spot_img
InícioRegiãoEXPO Rio Preto: a maior exposição pecuária de São Paulo

EXPO Rio Preto: a maior exposição pecuária de São Paulo

Lançada oficialmente nesta quarta-feira (5/10), a 59ª edição da EXPO Rio Preto é a maior exposição pecuária do Estado de São Paulo, com espaço garantido no calendário nacional de eventos agroempresariais.

Realizada entre 19 e 23 de outubro no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, a EXPO é uma realização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com apoio técnico da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), apoio institucional do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), além do apoio das universidades UNIRP e UNORTE.

A comissão organizadora da 59ª EXPO Rio Preto está confiante nesta edição que volta a ser aberta ao público e reúne 26 expositores de empresas de diversos segmentos para além do agronegócio.

Os portões do recinto estarão abertos à toda família, com entrada e estacionamento gratuitos e uma série de apresentações culturais, atrações infantis, espaço para alimentação com food trucks e restaurantes fixos e atrações musicais, com destaque para o 2º Festival de Viola e shows com artistas conhecidos.

“A plenitude da feira como espaço de eventos técnicos, de negócios e de lazer para a família é muito valiosa para nossa economia como um todo. A população de Rio Preto e região merece estar de volta a um evento grandioso como a EXPO Rio Preto”, diz o prefeito Edinho Araújo.

Durante cinco dias de evento, passarão pelo recinto 2 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos vindos de todo o Brasil.

Entre os bovinos estarão dez raças: Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Sindi, Simental corte e leite, Gir Leiteiro e Girolando, que participarão de julgamentos, exposições e, no caso do gado de leite, torneio leiteiro.

Os equinos estarão representados com 160 cavalos da raça Mangalarga, que serão submetidos aos julgamentos de morfologia e andamento. Durante a feira, também estarão em exposição ovinos das raças Dorper e White Dorper.

A programação ainda prevê quatro leilões, palestras técnicas sobre avicultura, turismo rural, ciência e tecnologia.

O evento reafirma sua relevância no agronegócio nacional por meio de parcerias fortes, como a continuidade do apoio técnico da ABCZ.

“Para nós é uma honra fazer parte dessa exposição, que valoriza cada vez mais as raças zebuínas. Nosso foco é promover nossos associados, mostrando o que eles têm de melhor da porteira para dentro”, aponta Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ e coordenador das raças zebuínas.

Ricardo Domingos Luiz Pereira é diretor CATI/CDRS (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada/Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável) e também coordenador de transferência de tecnologia da EXPO Rio Preto destaca a importância de o evento contar com programa de melhoramento genético da ABCZ.

“A implantação do programa Pró-Genética foi um esforço da nossa Secretaria de Agricultura que lutou para que o programa fosse encampado pela Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado. Hoje, o nosso produtor sabe que temos touro PO [puro de origem] com a chancela da ABCZ”, afirma.

Presidente do núcleo da Associação dos Criadores da Raça Mangalarga Adib Ismael Junior comemora sua estreia na Expo estando à frente da instituição: “O trabalho do núcleo é feito para promover as exposições, mostrando a docilidade da raça Mangalarga ao público. É um animal bom para a lida na fazenda, mas também para cavalgadas’’.

“Em 2022, a EXPO Rio Preto está consolidada como o maior encontro da pecuária de São Paulo. Em conjunto com a Defesa Agropecuária, será palco de grandes discussões sobre a febre aftosa no Estado”, declara o coordenador geral e secretário de Agricultura e Abastecimento Pedro Pezzuto.

Já o presidente da Acirp Kelvin Kaiser, também coordenador institucional da feira, ressalta o impacto que reverbera. “A EXPO Rio Preto gera um efeito sistêmico. Movimenta a rede hoteleira, shoppings, restaurantes e lojas da cidade, além da produção de renda e riqueza em torno do agronegócio”.

A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas passem diariamente pelo Recinto.

Lazer, cultura e gastronomia para toda a família

Uma das atrações culturais que ocorre conjuntamente à feira é o 2º Festival Nacional de Moda de Viola de Rio Preto, realizado pelas secretarias de Comunicação Social, Cultura e Desenvolvimento Econômico. São quatro noites marcadas por concurso entre artistas da região e shows com nomes como Divino & Donizete (19/10), Lourenço & Lourival (20/10), Cezar & Paulinho (21/10) e Renato Teixeira (22/10).

Trinta e cinco inscritos vindos de 22 cidades dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e o Distrito Federal vão se apresentar nas noites do festival, cujas premiações de 1º, 2º, 3º lugar, melhor intérprete e melhor violeiro serão entregues no sábado (22).

A estrutura montada no Recinto de Exposições abrigará food trucks e dois restaurantes: o Caboclão e o Rancho do Tropeiro, onde será realizado, no dia 23 de outubro, o tradicional Costelão da Acirp. “Além de chamar atenção pelas famosas costelas assadas em fogo de chão, a interação entre empresários do setor é outro destaque que ganha força ao longo desse dia inteiro de confraternização, propiciando um excelente ambiente de negócios, onde se encontram fornecedores e compradores. A solidariedade também marca presença, uma vez que entidades assistenciais são beneficiadas com o valor arrecadado pelo Costelão”, ressalta Kelvin Kaiser.

A 59ª EXPO Rio Preto é a força do agronegócio movimentando a economia local ao cenário nacional.

  • Programação geral

15 a 19/10

Torneio Leiteiro (premiação ocorre na abertura oficial do evento)

19 a 23/10

Exposição e julgamento de animais de raças bovinas e equinas

Food trucks, restaurantes, atrações culturais e atividades

19/10

7º Encontro de Avicultura de São José do Rio Preto e Região

Festival da Moda de Viola: Divino & Donizete

20/10

Seminário Turismo Rural e II Fórum de Tecnologia

11h – Leilão do Gado Leiteiro ‘Fazenda Espigão da Serra’

Festival da Moda de Viola: Lourenço & Lourival

21/10

Palestras de Pecuária

14h – Leilão Genética BD – Rodeio

Festival da Moda de Viola: Cezar & Paulinho

22/10

14h – Leilão Gado de Corte Tanabi Leilões

Festival da Moda de Viola: Renato Teixeira

23/10

11h – Costelão da Acirp

12h – Leilão Beneficente HB/Santa Casa/Fundo Social

Outros detalhes da programação poderão ser acompanhados pelo site

www.riopreto.sp.gov.br/expo.

SERVIÇO

59ª EXPO Rio Preto

De 19 a 23 de outubro

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto

Entrada e estacionamento gratuitos

www.riopreto.sp.gov.br/expo

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES