Foi aberta nesta semana, na Casa de Criar, a exposição “Pelas ruas, eu ando”, que reúne trabalhos de 24 grafiteiros de São José do Rio Preto e região. A mostra marca o início do projeto Hip Hop em Rio Preto: volta às origens, rumo ao futuro, realizado com recursos do Programa Municipal de Fomento à Produção Cultural – Lei Nelson Seixas 2024, da Secretaria Municipal de Cultura.
O projeto prevê 455 horas de atividades gratuitas até o fim do ano, incluindo oficinas dos quatro elementos do Hip Hop (rap, breaking, DJ e grafite), curso sobre a história da cultura urbana, rodas de conversa com artistas locais, exibições comentadas de videoclipes e intervenções de rua. A iniciativa busca promover formação, produção e difusão da Cultura Hip Hop, envolvendo mais de 50 artistas.
Além de valorizar a arte urbana e a juventude, a exposição e as atividades também celebram a memória da Cultura Hip Hop, que neste mês completa 51 anos de sua criação, em referência à festa Back to the School Jam, realizada em 1973 no Bronx, em Nova York.
A exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 18 de setembro, de segunda a sábado, mediante agendamento prévio pelo WhatsApp, no número (17) 99131-8500.