A Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea) promove no feriado do dia 7 de setembro nova Feira de Adoção de cães e gatos. A ação ocorre na sede do Centro de Controle de Zoonose, das 9h às 13h, e tem apoio do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp). A intenção é promover a tutela responsável para animais que sofreram maus-tratos e foram reabilitados.
Estarão disponíveis para adoção 15 gatos e 25 cães. Os animais estão castrados, vacinados, vermifugados e microchipados. Os tutores de filhotes que ainda não atingiram a idade para castração assinam um termo concordando com o procedimento, o qual é feito assim que o animal atinge a idade mínima.
As pessoas interessadas em dar uma nova chance a esses animais devem comparecer na sede do CCZ, munidas de documento pessoal e comprovante de residência. Os futuros tutores vão conhecer os animais e saber sobre particularidades e características de cada um. Na sequência, são submetidos a uma entrevista, para saber sobre a motivação para o ato e a rotina do tutor e da família.
“Depois da adoção, fazemos acompanhamento por um tempo dos animais, incluindo visitas na casa dos tutores, que são responsáveis por alimentar devidamente o animal, manter as vacinas em dia, assim como a vermifugação”, diz Carlos Alexandre Guimarães de Souza, médico veterinário da Dibea. Além disso, o ambiente onde o pet vive precisa estar limpo.
As feiras, que geralmente são feitas no Pet Park, estão sendo promovidas na sede do CCZ por causa dos gatos. Esses animais ficam agitados e estressados por causa do transporte e do som dos trens que cortam a cidade. A sede do CCZ fica na Avenida Projetada 2, 1.721, no Setsul.