A Fundação Padre Albino (FPA) iniciou o plantio de 1.232 árvores no Recanto Monsenhor Albino. Essa ação compensa a extração de 80 árvores em 2024, autorizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, necessária para a construção do novo prédio do Hospital Emílio Carlos (HEC), que integra a terceira etapa do projeto Design do Futuro.
O novo prédio, já em construção, trará benefícios para a saúde regional, com a ampliação do atendimento para Catanduva e outros 18 municípios. A estrutura moderna, com investimento total de R$ 52,9 milhões, abrigará recepção, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Central de Materiais Esterilizados, Almoxarifado, novo Serviço de Hemodiálise, que será transferido do Hospital Padre Albino (HPA), e Sala de Simulação Realística voltada para a área de Educação.
Segundo o presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Lopes, além da compensação ambiental, a Fundação já realizou ações de preservação, como o plantio de 100 mudas de ipê no entorno do HEC durante as comemorações do centenário da chegada de Padre Albino a Catanduva. “Cuidar do meio ambiente também é uma forma de honrar o legado de Padre Albino e os Valores da Fundação”, destacou.
Essa é a terceira obra de melhoria conduzida pela FPA. Outras iniciativas incluem a nova recepção e serviços do Hospital Padre Albino, entregues em agosto de 2024, e o novo Pronto Atendimento, na Rua Manaus, estrutura com mais de 7 mil metros quadrados, três andares, térreo e subsolo.
“Queremos oferecer conforto, segurança e qualidade em ambiente acolhedor, garantindo a ampliação dos atendimentos e um futuro sustentável para toda a população”, finalizou Reginaldo Lopes.
As 1.232 mudas foram doadas pela Usina Nardini Agroindustrial, a pedido de sua cofundadora, Profª Guiomar Della Togna Nardini.