Festival “Gente que Faz o Bem” do Grupo Boticário e da ONG Hamburgada do Bem levou muita alegria e diversão para a criançada no último sábado, dia 21, no Complexo Santa Catarina. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma parceria com Prefeitura de Rio Preto e beneficiou cerca de 200 alunos da escola municipal Ieda de Seixas Souza.
Pela primeira vez em Rio Preto, o evento contou com brinquedos infláveis, oficinas de pintura, massinhas, bijuterias e jogos educativos sobre alimentação, além de serviços de saúde, tudo acompanhado, é claro, de hambúrguer e batata frita.
As festividades começaram a partir das 10h30 da manhã para cerca de 200 crianças que chegaram e foram recepcionadas por 100 voluntários devidamente uniformizados. Entre as autoridades presentes estavam a primeira-dama do município Maria Elza Araújo e a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta.
“É um evento grandioso que tem parceria com o grupo Boticário. A proposta foi atender crianças que nunca tiveram a oportunidade de participar de um evento como este. Foram contemplados os alunos do Ieda, que é uma escola vinculada ao núcleo, foram atendidos os estudantes dos 5º anos com a proposta de ser já uma despedida porque o ano que vem eles deixam a rede municipal e os alunos do primeiro ano e seus respectivos irmãos”, informa Maria Cristina Rodrigues, coordenadora do Núcleo da Esperança Santa Catarina.
Vyctor Prado, 25 anos, diretor geral da Hamburgada do Bem, explica a ideia. “A Hamburgada do Bem é um projeto social que atua em mais de 55 cidades pelo Brasil e o mundo, estamos em mais cinco países, que atende as crianças de comunidade carente com um dia diferente na vida delas, com atividades recreativas, atividades educativas, atividades que elas ensinam e que aprendem brincando também. A gente promove a interação da criança com o voluntário que está presente no nosso evento. Somos uma ONG de Guarulhos que atende desde outubro de 2015 atuando nesse cenário com as crianças de comunidades carentes”, diz ele
Desde o ano passado o grupo Boticário é um dos grandes parceiros da ONG, como explica Letícia Cacesmark, 33 anos, integrante do time social do grupo. “Hoje a gente está aqui junto com a Hamburgada do Bem, que é o nosso parceiro para executar essa ação para a comunidade de São José do Rio Preto. Então a gente tem esse olhar social, ambiental, tudo é muito importante e a gente precisa olhar para isso, que também faz parte do nosso negócio. Na verdade, o hambúrguer é só uma desculpa para entregar carinho, cuidado e atenção para todas essas crianças que realmente precisam”, explica Letícia Cacesmark.
Texto e Fotos: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação