O Hospital Unimed São Domingos (HUSD) realizou na madrugada desta sexta-feira, 27 de maio, uma nova cirurgia de captação de órgãos. O doador, de 70 anos, estava internado na unidade dede o dia 23, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico (AVC). A morte foi confirmada no início da tarde de quinta-feira, 26.
Durante a cirurgia, de aproximadamente três horas, foram captados dois rins, o fígado e as córneas. A doação poderá salvar até cinco vidas. Participaram do processo da captação as equipes do HUSD e do Hospital de Base de São José do Rio Preto (HB).
Esta é a segunda captação de órgãos do ano registrada na unidade em menos de 30 dias. A primeira ocorreu no dia 28 de abril. Na ocasião, foram captados fígado, rins, córneas, coração e ossos dos membros inferiores. A doadora de 42 anos teve morte encefálica devido a um aneurisma cerebral roto.
Coordenador médico da Unidade de Terapia Intensiva e presidente da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do hospital, José Braz Cotrim reforça a importância de a família autorizar o processo de doação. “Doar é um ato de amor ao próximo e traz um alívio para os que decidiram pela doação, pois nada foi em vão”.