28.3 C
Catanduva
quarta-feira, agosto 13, 2025
spot_img
InícioSem categoriaHPA realiza dupla captação de órgãos com apoio aéreo da PRF

HPA realiza dupla captação de órgãos com apoio aéreo da PRF

O Hospital Padre Albino realizou pela segunda vez, na tarde desta terça-feira (12), captação múltipla simultânea de órgãos de dois pacientes, contando com apoio logístico fundamental da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o transporte aéreo até a capital paulista. A ação foi coordenada pela Comissão IntraHospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Fundação Padre Albino, em parceria com o Hospital de Base de São José do Rio Preto e o Hospital das Clínicas de São Paulo.

A primeira captação foi de paciente de 60 anos, vítima de hemorragia intracraniana, que teve a morte encefálica confirmada após todos os testes clínicos exigidos. Seus rins foram retirados e encaminhados para doação. O segundo procedimento envolveu paciente de 45 anos, vítima de traumatismo craniano grave associado a hemorragia subaracnóidea — popularmente conhecida como sangramento no cérebro. Após a confirmação da morte encefálica foram captados fígado, rins e córneas. O fígado foi transportado com prioridade máxima devido à gravidade do receptor e com deslocamento aéreo de equipe do Hospital das Clínicas, viabilizado pela PRF. A operação garantiu maior agilidade no trajeto e na preservação do órgão até a chegada em São Paulo, onde o transplante foi realizado.

Segundo o enfermeiro responsável pela CIHDOTT, Carlos Mancini Gomes, o resultado só foi possível graças ao trabalho conjunto de várias equipes e à sensibilidade das famílias dos doadores. “Conversar com familiares em momento de dor é sempre delicado, mas é também a oportunidade de transformar essa perda em vida para outras pessoas. Nosso papel é acolher, esclarecer e mostrar a importância da doação”, destacou Mancini. Ele também ressaltou o valor das parcerias institucionais. “Sem o apoio da Polícia Rodoviária Federal e de outras instituições, muitos órgãos poderiam não chegar a tempo ao paciente certo. Essa união de esforços salva vidas”, completou.

As duas captações realizadas no HPA poderão beneficiar pelo menos sete pessoas que aguardavam na fila de transplantes, reforçando a importância da doação de órgãos e do trabalho integrado entre equipes médicas, familiares e forças de apoio.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES