12.2 C
Catanduva
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoIndicado ao Grammy, Diego Figueiredo apresenta o show ‘Violão e Orquestra’

Indicado ao Grammy, Diego Figueiredo apresenta o show ‘Violão e Orquestra’

Diego Figueiredo, considerado gênio do violão e da guitarra e um dos maiores instrumentistas no cenário mundial atual – sendo indicado ao Grammy Awards 2019, na categoria de melhor arranjo – apresenta em Rio Preto a turnê “Violão e Orquestra”, com show gratuito na quarta-feira (27/09), às 20h, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”.

A apresentação celebra o lançamento no Brasil do novo álbum autoral, de mesmo nome, que nos EUA está entre os 20 discos mais tocados nas rádios de jazz. No palco, um quinteto de cordas acompanha o violonista, que também fará um workshop com jovens.

Com 30 CDs e 3 DVDs lançados, além de shows em mais de 60 países, o francano Diego Figueiredo mora atualmente nos EUA e acaba de desembarcar de uma turnê pela Groenlândia e Canadá direto para o show em Rio Preto, uma das cidades escolhidas para receber a turnê do projeto.

No novo álbum, Diego apresenta músicas autorais – clássicos, jazz e bossa nova – gravadas com a participação de um quinteto de cordas formado por músicos de Campinas: Samuel Lima (violino), Danielle Lessa (violino), Elinar Albuquerque (viola), Daniel Lessa (cello) e Virgínia Almeida – Guigui (contrabaixo). Eles também acompanham o violonista na turnê.

O CD já foi lançado nos EUA, em 2022, com imenso sucesso e está entre os 20 discos mais tocados nas rádios de jazz do país, fato inédito para um artista brasileiro. “Eu compus as músicas já pensando na formação de violão com quinteto de cordas. A ideia de produzir este trabalho com os músicos paulistas foi inspirada a partir de um arranjo que fiz para a cantora de jazz francesa Cyrille Aimée junto a um quinteto de cordas de Nova Iorque, e que foi a música indicada ao Grammy”, diz Diego Figueiredo.

“Violão e Orquestra”

O show desta turnê traz ainda um repertório autoral de bossa nova, jazz e blues, e também músicas conhecidas do grande público, de mestres como Tom Jobim, Villa-Lobos e Vinicius de Moraes, além de obras clássicas do cancioneiro popular como Luiz Gonzaga.

Diego Figueiredo é reconhecido por sua maneira única de tocar, extremamente virtuosa, moderna e inovadora, unindo a música brasileira ao jazz. “A música instrumental brasileira é riquíssima e talvez seja nosso maior patrimônio. No exterior, é o gênero que mais nos representa, por isso, neste projeto, vamos priorizar a excelência musical oferecendo ao público um show de nível internacional, ressaltando a música instrumental em sua essência e mais alta relevância”, diz o músico.

O projeto “Violão e Orquestra” tem como objetivo democratizar a música e a cultura, formar plateia, fomentar a música instrumental e construir perspectivas de ampliação e valorização do instrumentista brasileiro. Por isso, na quarta-feira (27/09) à tarde, Diego realiza um workshop gratuito para estudantes, compartilhando as suas técnicas e estilo próprio que abriu as portas para o mundo.

“No encontro vou abordar a história e o resgate do violão brasileiro, passando por todas as suas vertentes, e a importância do violão no cenário nacional como instrumento de socialização e desenvolvimento humano. Vamos discutir ainda o tema sobre ‘ser possível viver de música instrumental no Brasil’”, explica Diego Figueiredo.

Premiado pelo ProAC, com realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo, “Violão e Orquestra” conta com o apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura.

A turnê contempla 12 cidades do interior do estado de São Paulo: Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Rio Claro, Bauru, Santos, Campinas, Sorocaba, Botucatu, Caieiras, Artur Nogueira e São José dos Campos. Além disso, todos os municípios receberão uma doação de discos físicos de Diego Figueiredo.

SERVIÇO

Show ‘Violão e Orquestra’ – Diego Figueiredo e quinteto de cordas

Data: quarta-feira (27/09) – 20h

Local: Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto” – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5381 – Vila São José – São José do Rio Preto/SP

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES