A Campanha Rio Preto Unida Contra o Aedes aegypti foi finalizada no último sábado, 18/5, após oito etapas de trabalho realizado aos sábados pelos agentes de saúde em toda a cidade. Nessas etapas, foram visitados 24.604 imóveis, uma média de três mil imóveis por etapa, e 13.659 foram trabalhados.
O objetivo da campanha é vistoriar os imóveis à procura de criadouros do mosquito Aedes, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, e conscientizar a população sobre a necessidade de vistoriar a residência semanalmente, realizando a limpeza de recipientes que possam acumular água ou o seu descarte.
“São números expressivos, principalmente pelo fato de que a campanha busca vistoriar aqueles imóveis que durante a semana estão fechados. É uma população que trabalha e, normalmente, não está em casa quando os agentes passam na rotina. Ao recebê-los aos sábados, nós atingimos uma população maior”, disse o gerente de controle de vetores da Secretaria de Saúde, Luiz Feboli Filho.
A Campanha Rio Preto Unida Contra o Aedes é uma das estratégias da Prefeitura de Rio Preto no enfrentamento ao mosquito Aedes. Outras ações realizadas incluem o Mutirão da Limpeza e da Saúde, nebulização, bloqueio e controle de criadouros, vistorias em imóveis especiais, borrifação residual intradomiciliar em escolas, além de campanhas de conscientização.
Mutirão da Limpeza e da Saúde
No último Mutirão da Limpeza e da Saúde, realizado na semana passada na área de abrangência do Estoril, foram recolhidas 6,8 toneladas de materiais inservíveis. Somente este ano, o mutirão já passou pelas áreas de abrangência do João Paulo II, Solo Sagrado, Cidadania, Nova Esperança, Talhado, Fraternidade e Estoril. Em todos os locais, foram recolhidas 41 toneladas de inservíveis.