18.5 C
Catanduva
domingo, abril 21, 2024
spot_img
InícioDestaquesPresidente Epitácio: população pede melhorias para Saúde e Agricultura na 3ª Audiência...

Presidente Epitácio: população pede melhorias para Saúde e Agricultura na 3ª Audiência do Orçamento

Por: Matheus Batista – Fotos: Marco Antonio Cardelino

A população do município de Presidente Epitácio, no Pontal do Paranapanema, marcou presença na Audiência Pública do Orçamento 2025, realizada nesta quinta-feira (21), pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Durante o encontro, os pedidos para a Saúde e para a Agricultura Familiar ganharam destaque.

Este foi o terceiro encontro organizado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, que tem por objetivo colher as principais demandas dos municípios paulistas a serem incluídas na peça orçamentária do Estado para o próximo ano. Na ocasião, o presidente do Colegiado, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), anunciou a destinação de R$ 1,5 milhão para a Saúde do município.

Saúde

Representante do Hospital de Esperança de Presidente Prudente, que atende a população de Presidente Epitácio e outros 44 municípios, Ariane Jacinto subiu à tribuna para solicitar recursos para a entidade referência no atendimento oncológico da região.

“Fazemos todos os tipos de serviços na área da oncologia e 99% dos atendidos são SUS. O hospital é filantrópico e depende das ações da comunidade e do Poder Público, os custos são grandes”, afirmou Ariane.

Vereador de Presidente Venceslau, José Cícero Silva fez coro aos pedidos de investimentos aos hospitais da região, em especial para a Santa Casa da cidade. “A gente atende vários municípios e, mensalmente, cerca de 1800 pessoas. Nunca é demais dinheiro investido na Saúde, para que as pessoas tenham o melhor atendimento possível”, completou.

Agricultura Familiar

Outro destaque da reunião foram as manifestações feitas por produtores rurais do Pontal do Paranapanema. De acordo com a população local, a região, que faz divisa com os estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, carece de infraestrutura de transporte e produção.

“Nos últimos anos, não tivemos crédito e orçamento para os assentamentos de reforma agrária, nem a nível nacional e nem a nível estadual. O que nós mulheres do campo queremos são condições para produzir”, afirmou a produtora rural Cidinha Alves.

Moradora do município de Martinópolis, Bianca Lopes levou para a reunião o pedido de investimentos para as famílias rurais. “A agricultura familiar produz, mas muitas vezes não temos como colocar isso no mercado. Precisamos de infraestrutura, de energia renovável, de biocombustível. Temos mais de 10 mil famílias assentadas”, disse.

“A agricultura no Estado de São Paulo tem uma participação de apenas de 0,32% do Orçamento e é quem cuida do assentado que produz o alimento que chega na mesa da nossa família. Tá na hora da gente aumentar esse valor no nosso Orçamento, para cuidar, investir, ter linha de crédito e parcerias”, disse o deputado Enio Tatto (PT), que compôs a mesa da audiência. Além do parlamentar, o colega de bancada, deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), também esteve no evento.

O Orçamento

Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES