Em resposta ao aumento de ocorrências envolvendo animais silvestres, especialmente neste período de estiagem e queimadas, a Prefeitura de Catanduva promoveu, na última quinta-feira, 10 de julho, o curso “Informações Técnicas sobre Ações de Cuidado e Manejo da Fauna Silvestre”, voltado à capacitação de servidores públicos e agentes ambientais.
A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com as prefeituras de Novais e Itajobi, e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental. O curso ocorreu no Centro de Educação Ambiental, anexo ao Zoológico Municipal de Catanduva, referência regional no acolhimento e recuperação de animais feridos, órfãos ou resgatados pela Polícia Ambiental.
O conteúdo abordou orientações práticas sobre como agir em ocorrências com animais silvestres, incluindo métodos e equipamentos de captura, primeiros atendimentos e destinação adequada. Também foram tratados temas importantes para o fortalecimento da atuação regional no cuidado com a fauna.
As palestras foram ministradas pelo Tenente Fabio Leme, da Base da Polícia Ambiental de Catanduva, pela Tenente Maiara Carbonera e pelo Capitão André Lellis, do Corpo de Bombeiros, além das profissionais do Zoológico de Catanduva: a bióloga Maria Célia Soler e a médica veterinária Fernanda Cassioli de Moraes.
Como resultado das discussões, os municípios envolvidos já articulam ações conjuntas de orientação e conscientização da população sobre a presença e o cuidado com animais silvestres em áreas urbanas e rurais.