21.3 C
Catanduva
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img
InícioBrasilAgronegóciosMinistro Carlos Fávaro se reúne com integrantes do Movimento Nacional de Produtores...

Ministro Carlos Fávaro se reúne com integrantes do Movimento Nacional de Produtores e Sangradores da Borracha Natural para debater soluções para setor

Representantes do Movimento Nacional de Produtores e Sangradores de Borracha Natural se reuniram com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, nesta quarta (31), na capital paulista, para discutir estímulo à produção da borracha natural.

A reunião também contou com a participação do presidente da Câmara Setorial da Borracha Natural, Antônio Carlos Gerin. O encontro A foi realizado na Superintendência de Agricultura e Pecuária em São Paulo (SFA-SP).

Durante o encontro, Natalino de Freitas, presidente do Movimento, e Mario Miranda, diretor, apresentaram as dificuldades e demandas do setor. Atualmente, produtores e sangradores enfrentam uma intensa crise relacionada às dificuldades com a borracha importada e os baixos preços pago pelo coágulo ao produtor e ao sangrador.

Sensibilizado com a situação do setor da borracha natural, o ministro pretende dar continuidade ao debate em reuniões da Câmara Setorial, que reúne representantes de diferentes segmentos, como produção, sangria, usinas e indústria pneumática.

Dentre as reivindicações, o Movimento solicita o estabelecimento de um contingenciamento da exportação da borracha estrangeira, junto à um aumento na alíquota do imposto de importação de 3,2%  para 22%, conforme estudo já protocolado pela CNA/FAESP.

Na avaliação do presidente da Câmara Setorial da Borracha Natural, Antônio Carlos Gerin, a reunião teve um saldo positivo, pois os integrantes do movimento conseguiram expor a Fávaro os entraves e diferenças do mercado. “O ministro ficou ciente sobre a diferença do funcionamento dos mercados internos dos países que exportam [a borracha natural] comparado ao mercado brasileiro”, completou.

Também participaram da reunião Esequiel Liuson, superintendente substituto do Mapa em São Paulo; Elaine Cristine Piffer Gonçalves, consultora técnica da Câmara Setorial da Borracha; Eduardo Antônio Sanchez, diretor da Apotex Brasil.

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES