21.1 C
Catanduva
domingo, abril 14, 2024
spot_img
InícioSaúdeMutirão esteriliza 680 cães e gatos em Rio Preto

Mutirão esteriliza 680 cães e gatos em Rio Preto

Foram castrados 680 cães e gatos, machos e fêmeas, nos cinco dias da primeira etapa da castração em massa promovida pela Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto. Só não foi possível atingir a meta estipulada de esterilizar 800 animais por causa do elevado número de faltosos. A próxima edição está prevista para o final de março, em data a ser definida, provavelmente no Shopping Cidade Norte.

“Mesmo com o grande número de faltas, consideramos que foi um sucesso. Toda a equipe se empenhou para prestar um serviço de excelência. O local foi ótimo para acolher os animais e seus tutores. O grande problema são os faltosos, o que demonstra falta de comprometimento e de responsabilidade com seu animal, com as outras pessoas e com a cidade”, diz a secretária do Bem-Estar Animal, Cláudia de Giuli. A Secretaria de Educação entrou como parceria, pois o mutirão aconteceu nas dependências do Complexo Swift de Educação e Cultura.

Para a segunda edição, a pasta estuda estratégias de otimizar ainda mais o serviço e aumentar o número de animais atendidos. “Estudamos novas estratégias para que realmente consigamos chegar em mil castrações. Vamos fazer os agendamentos pela fila do município, mas pensar em uma forma de encaixe organizado”, diz a secretária Cláudia.

Permanente

Além dos mutirões, a Prefeitura de Rio Preto mantém serviço permanente de castração de cães e gatos. A Secretaria do Bem-Estar Animal faz a esterilização às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também faz o procedimento, às quartas-feiras.

Nessa modalidade, a pasta também registra elevado número de faltosos. Nos 16 dias úteis do mês de janeiro, considerando a agenda da secretaria (segundas, terças, quintas e sextas-feiras), foram agendadas 187 castrações, com 50 faltas (26,7% do total) e 137 comparecimentos.

Além dessas vagas, foram disponibilizadas outras 320 vagas para gatos de colônia (como são chamados os animais soltos que vivem nas ruas e aglomerados em um determinado setor, como a Represa, por exemplo – são levados por cuidadores ligados a ONGs). Nesse último caso, foram 164 faltas (51,25% do total) e 156 comparecimentos.

Assim, das 507 vagas abertas no primeiro mês de 2023, foram registradas 214 faltas (42,2% do total). No total, foram submetidos à castração no mês de janeiro de 2023, pela Secretaria do Bem-Estar Animal, 293 animais (137 cães e 156 gatos).

Para solicitar a esterilização de cães e gatos, machos e fêmeas, adultos e filhotes, o munícipe deve entrar no site da Prefeitura e preencher o formulário disponível no endereço: https://www.riopreto.sp.gov.br/servico/esterilizacao-de-cadelas-caes-gatas-e-gatos/

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES