20.9 C
Catanduva
quarta-feira, maio 28, 2025
spot_img
InícioCulturaNova peça teatral da Cia. do Santo Forte faz temporada de estreia...

Nova peça teatral da Cia. do Santo Forte faz temporada de estreia na Casa Nuvem

Primeira obra dramatúrgica da atriz, diretora e performer Tauane Santo Forte, fundadora da Cia. do Santo Forte, de São José do Rio Preto, a peça teatral MUSA faz sua temporada de estreia com apresentações na Casa Nuvem nesta sexta, sábado e domingo (30 e 31/5 e 1/6). A entrada é de graça.

Após um processo que envolveu a participação e a provocação de artistas convidados, sob a orientação do ator, bailarino, performer e diretor Aguinaldo de Souza (Londrina-PR), e uma série de rodas de conversa para refletir sobre temas como gênero e sexualidade, MUSA ganha sua primeira encenação, que evidencia a relação íntima do texto da peça com a autora e sua rede de afetos.

“A peça é sobre uma mulher que deseja contar sua própria história, ser dona de sua própria história. Em todas as produções anteriores da Cia. do Santo Forte, o meu processo de criação sempre foi inspirado em temas sociais, com um olhar para fora. Em MUSA, esse olhar se volta para dentro, tem a minha voz mais presente. Ela marca o momento em que me autorizo a me chamar como escritora”, reflete Tauane.

Uma obra de autoficção, MUSA traz o diálogo entre duas personagens, a ARTISTA e a MUSA. Na montagem de estreia, a ARTISTA é interpretada por Tauane enquanto a MUSA é revezada por artistas convidados, nomes do teatro, da dança e do audiovisual: dJul3s, Gaia do Brasil, Hárlen Felix, Jessica Zago Paladino, Matheus Santana, Murilo Gussi, Reni Trombi, Rodolfo Kfouri e Zé Tomaz.

Propõe-se uma inversão de papéis que subverte a lógica binária da relação histórica do artista e sua musa e entre o homem e a mulher, discutindo questões como a invisibilidade bissexual e o machismo nas artes.

“Quando criei a Santo Forte, estava interessada em uma metodologia que possibilitasse o trabalho do ator a partir de procedimentos estéticos e políticos relacionados às religiosidades afro-brasileiras e ao feminismo. Hoje, percebo novas urgências que desejo discutir, como a necessidade de mulheres e pessoas gênero-dissidentes assumirem suas vozes e contar suas histórias”, destaca a artista.

Para Tauane, “a escolha pelo revezamento de intérpretes da personagem MUSA da peça traz o amor como sinto nesse momento, mais no sentido de comunidade do que na unidade de um casal. E esse olhar surgiu durante os nossos Ritos Profanatórios (encontros mediados por Aguinaldo de Souza), quando me encantei com a possibilidade de diversas musas interagindo comigo em cena.”

Na encenação de MUSA, cada apresentação se torna única, de modo que o público tem a possibilidade de participar das três sessões da temporada de estreia na Casa Nuvem, formulando diferentes visões sobre a relação do artista e sua musa proposta pela dramaturgia da fundadora da Cia. do Santo Forte.

As ações do projeto MUSA são realizadas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 04/2024-SMC/PNAB PRODUÇÃO DE OBRAS ARTÍSTICAS, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Serviço

Temporada de estreia de ‘MUSA’, da Cia. do Santo Forte

Dias 30 e  31/5 (sexta e sábado), às 21h

Dia 1/6 (domingo), às 20h

Casa Nuvem (Rua Dr. Presciliano Pinto, 838 – Boa Vista)

Grátis

Mais informações no Instagram: @ciadosantoforte

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES