As pessoas idosas do Recanto Monsenhor Albino participaram da Oficina de Pastel, na última terça-feira, dia 15. A atividade, promovida como parte do Projeto 360 e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, envolveu participantes em dinâmica culinária que vai muito além da receita: fortalece laços, ativa memórias e promove o bem-estar.
Supervisionados pela equipe multiprofissional do Recanto, eles colocaram literalmente a mão na massa, preparando os pastéis como ferramenta terapêutica. Para a nutricionista Mayara Oliveira, a proposta é rica em benefícios. “Temos o objetivo de estimular a criatividade, a coordenação motora fina e a memória afetiva dos idosos, além de promover o espírito coletivo”. A culinária, nesse contexto, torna-se um meio de expressão e de cuidado integral.
O assistente social Weliton Albino destacou a importância da ação para a vivência digna do envelhecimento. “O envelhecimento pode (e deve) ser vivido com dignidade, alegria e participação ativa, mesmo em contextos institucionais. A oficina demonstra como ações simples, quando planejadas com sensibilidade e propósito, podem fortalecer os vínculos entre as pessoas idosas e os profissionais, resgatar memórias afetivas e promover o bem-estar físico, emocional e social dos residentes.” A atividade também foi acompanhada pela educadora física da instituição Marina Rabay, incentivando a movimentação e reforçando a importância da coordenação motora e do engajamento ativo no processo.
Para a gerente administrativa do Recanto, Silvia Moreno, o resultado foi mais do que saboroso. “Foi uma tarde marcada por sorrisos, histórias compartilhadas e o fortalecimento dos laços que fazem do Recanto Monsenhor Albino um verdadeiro espaço de cuidado humanizado. E, claro, os pastéis preparados com tanto carinho foram degustados durante o lanche da tarde, encerrando a atividade com um gostinho de afeto e conquista”.