24.5 C
Catanduva
quinta-feira, julho 17, 2025
spot_img
InícioSem categoriaOficina de Pastel celebra vínculos afetivos no Recanto Monsenhor Albino

Oficina de Pastel celebra vínculos afetivos no Recanto Monsenhor Albino

As pessoas idosas do Recanto Monsenhor Albino participaram da Oficina de Pastel, na última terça-feira, dia 15. A atividade, promovida como parte do Projeto 360 e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, envolveu participantes em dinâmica culinária que vai muito além da receita: fortalece laços, ativa memórias e promove o bem-estar.

Supervisionados pela equipe multiprofissional do Recanto, eles colocaram literalmente a mão na massa, preparando os pastéis como ferramenta terapêutica. Para a nutricionista Mayara Oliveira, a proposta é rica em benefícios. “Temos o objetivo de estimular a criatividade, a coordenação motora fina e a memória afetiva dos idosos, além de promover o espírito coletivo”. A culinária, nesse contexto, torna-se um meio de expressão e de cuidado integral.

O assistente social Weliton Albino destacou a importância da ação para a vivência digna do envelhecimento. “O envelhecimento pode (e deve) ser vivido com dignidade, alegria e participação ativa, mesmo em contextos institucionais. A oficina demonstra como ações simples, quando planejadas com sensibilidade e propósito, podem fortalecer os vínculos entre as pessoas idosas e os profissionais, resgatar memórias afetivas e promover o bem-estar físico, emocional e social dos residentes.” A atividade também foi acompanhada pela educadora física da instituição Marina Rabay, incentivando a movimentação e reforçando a importância da coordenação motora e do engajamento ativo no processo.

Para a gerente administrativa do Recanto, Silvia Moreno, o resultado foi mais do que saboroso. “Foi uma tarde marcada por sorrisos, histórias compartilhadas e o fortalecimento dos laços que fazem do Recanto Monsenhor Albino um verdadeiro espaço de cuidado humanizado. E, claro, os pastéis preparados com tanto carinho foram degustados durante o lanche da tarde, encerrando a atividade com um gostinho de afeto e conquista”.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES