Os corredores do Hospital Padre Albino ganharam brilho especial na última segunda-feira, dia 18, com a presença de Pérola, a simpática cachorrinha que encantou pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde durante a ação do projeto ‘Cão & Gato Terapia’. Acompanhada por sua tutora, Pérola percorreu setores específicos do hospital promovendo momentos de afeto e deixando o ambiente hospitalar mais leve e acolhedor. A ação de humanização da Fundação Padre Albino segue trazendo benefícios emocionais e sociais para os pacientes.
O resultado da visita ficou evidente no relato de uma acompanhante: “Fazia muito tempo que ele não esboçava alegria e depois que a cachorrinha passou, deu um sorriso”, contou, emocionada, ao lembrar a reação de um familiar internado.
O projeto ‘Cão & Gato Terapia’ é desenvolvido pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar em conjunto do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) dos hospitais da Fundação Padre Albino, que diz que as visitas terapêuticas com pets são fundamentadas em evidências científicas que comprovam seus benefícios no processo de recuperação. De acordo com a assistente social e integrante do GTH, Hellen Suzi José da Silva, o projeto vai muito além do encantamento que os animais naturalmente despertam: “A interação entre pacientes e animais pode contribuir para a redução da ansiedade, melhora do humor, estímulo à comunicação e até mesmo alívio da dor. O vínculo afetivo criado nesses encontros é transformador, tornando o ambiente hospitalar mais leve, acolhedor e humanizado, fazendo da presença de Pérola e outros mascotes muito mais do que visitas: verdadeiras terapias para corpo e alma”, destacou.