15.5 C
Catanduva
domingo, maio 26, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoRio Preto se prepara para receber Jogos Abertos do Interior

Rio Preto se prepara para receber Jogos Abertos do Interior

Maior competição poliesportiva da América Latina, a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’, que acontece de 2 a 14 de outubro em São José do Rio Preto, deve reunir um seleto grupo de estrelas em meio aos cerca de 8 mil atletas, além de revelar inúmeros talentos no esporte. A realização da competição coroa o desenvolvimento da prática desportiva dos municípios classificados nos Jogos Regionais e contribui para o aprimoramento técnico das diversas modalidades em disputa, no Estado de São Paulo.

“Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Abertos é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. O esporte, em todas as suas modalidades, é mais do que aprimoramento físico, é trabalhar a disciplina, a garra, a competitividade e a importância da união, da equipe, para conquistas positivas”, destacou o secretário de Esportes de Rio Preto, Fábio Marcondes.

A edição de número 85 dos Jogos Abertos irá reunir 187 cidades paulistas e deve envolver mais de 8 mil competidores. Serão 28 modalidades disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

As provas serão realizadas em 26 locais, entre espaços públicos e parcerias para a utilização de campos, quadras, piscinas com o Colégio São José, Famerp, Instituto Federal, Monte Líbano, Sesc, Sesi, Rio Preto Automóvel Clube e Shopping Cidade Norte.

A primeira ação oficial envolvendo a competição acontece no próximo dia 26 de setembro, às 15h, com a realização do Congresso Técnico, no Teatro Paulo Moura. No encontro serão discutidas todas as questões técnicas referentes aos Jogos Abertos, desde a confecção dos grupos até as regras e informações referentes a cada modalidade.

“É um momento de conversa sobre as regras da competição e de tirar dúvidas existentes visando que as partidas ocorram de maneira mais harmônica e alegre. Por isso é fundamental que cada equipe envie um representante para participar junto à nossa equipe da Secretaria de Esportes e Lazer de Rio Preto”, disse Paulo Estevão, coordenador de esportes.

As cidades que irão participar da competição começam a chegar em Rio Preto no dia 2 de outubro. Atletas e delegações ficarão alojadas em 40 escolas municipais e 35 estaduais.

“Um momento de união e transformação através do esporte que une gerações e povos. Trabalhamos a importância desde evento com os nossos jovens, mostrando que o esporte ensina a resiliência, o respeito ao próximo e às regras, o convívio pacífico, a disciplina e o espírito de pertencimento à instituição. Mais do que movimentar a cidade, a competição trará lições para todos”, declarou o prefeito Edinho Araújo.

A competição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Prefeitura.

A abertura oficial dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’ será no dia 5 de outubro, a partir das 18h30, no Centro Regional de Eventos.

Histórico

Criados em 1936, os Jogos Abertos do Interior são uma competição organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a cidade sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.

O evento teve início na cidade paulista de Monte Alto, por iniciativa do atleta Baby Barioni, com a disputa de apenas uma modalidade (cestobol ou basquetebol) e a participação de seis cidades fundadoras – Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia. Atualmente, cerca de 250 municípios paulistas disputam a competição.

De 1936 para os dias de hoje, a competição foi crescendo e firmou-se como a maior competição esportiva amadora da América Latina, congregando atletas que, se já não despontaram no cenário esportivo, tem nesta competição uma grande mola propulsora.

Exemplos fortes são a lutadora de Judô, Edinanci Silva, que ainda hoje disputa os Jogos Abertos, e o lutador de taekwondo Diogo Silva. Os Jogos Abertos certificam ainda sua importância pela participação de equipes de esportes coletivos fortes como o basquete masculino de Franca, a feminina de Ourinhos, o voleibol feminino de Osasco, o handebol masculino da Metodista de São Bernardo do Campo e a de Futebol de Salão de São Caetano do Sul.

Os objetivos dos Jogos Abertos são o desenvolvimento da prática desportiva nos municípios do Estado, classificados através dos Jogos Regionais e a contribuição para o aprimoramento técnico das 24 modalidades em disputa, maioria dividida nas categorias masculina e feminina, resultando no número de 45 competições.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES