22.8 C
Catanduva
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioSem categoriaProcon orienta consumidores para uma Black Friday segura

Procon orienta consumidores para uma Black Friday segura

Com a Black Friday se aproximando, o Procon de São José do Rio Preto reforça orientações para que os consumidores façam compras seguras e estejam atentos aos seus direitos. A data, marcada para o dia 29 de novembro, é aguardada pelo comércio com expectativa de aumento nas vendas, mas exige atenção redobrada dos consumidores para evitar prejuízos.

O órgão recomenda que os consumidores acompanhem o histórico de preços dos produtos desejados. “É essencial fazer esse monitoramento com antecedência, até para que possam verificar se os descontos anunciados são verdadeiros. Há casos em que o fornecedor inflaciona o preço do produto para depois anunciar uma falsa promoção. É o chamado ‘metade do dobro’”, afirma a diretora executiva do Procon de Rio Preto, Renata Bolognini. Os consumidores podem denunciar promoções enganosas, ajudando a evitar abusos no comércio. Para isso, ele pode salvar comprovantes e registrar ofertas com prints ou fotos, que vão servir de provas.

Pagamento com pix

Com a popularização do pagamento via pix, o Procon alerta para novas regras de segurança implementadas neste ano. Agora, transferências feitas a partir de aparelhos recém-registrados ou que nunca utilizaram o pix serão limitadas a R$ 200 por transação e R$ 1 mil por dia, exigindo pré-cadastramento no banco para valores superiores. Essa medida visa dificultar fraudes, muito comuns em compras realizadas por dispositivos móveis durante a Black Friday.

Compras on-line

Para as compras realizadas pela internet, o Procon recomenda escolher apenas sites de confiança, que forneçam CNPJ, endereço físico e telefone para contato. É importante verificar a reputação da loja em plataformas de avaliação e desconfiar de promoções fora do padrão. 

“Desconfie de ofertas boas demais, pois podem ser golpe. Verifique a reputação das empresas e das lojas, e cuidado com links suspeitos, que são especialmente perigosos. Vamos receber uma enxurrada de ofertas nos nossos e-mails e nas redes sociais, então não clique em qualquer link sem antes conferir. Muito cuidado!”, alerta Renata.

Em relação ao direito de devolução, o Código de Defesa do Consumidor assegura que compras feitas pela internet ou por telefone podem ser canceladas em até sete dias após o recebimento do produto. Nesses casos, a devolução deve incluir o reembolso do valor integral, incluindo o frete. 

Para compras presenciais, é importante que o consumidor conheça as políticas de troca de cada estabelecimento e guarde os comprovantes, pois a devolução nem sempre é obrigatória.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES