18.2 C
Catanduva
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
InícioRegiãoRepresentantes do movimento pela borracha natural participam de Sessão na Câmara dos...

Representantes do movimento pela borracha natural participam de Sessão na Câmara dos vereadores de Rio Preto nesta terça (28)

Representantes do Movimento Nacional de Produtores e Sangradores da Borracha Natural (M.N.P.S) irão ocupar a “Tribuna – Vereador Benedito Rodrigues Lisboa” do plenário da Casa, durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara dos vereadores, nesta terça (28), para apresentar aos vereadores e participantes da sessão as reivindicações e dificuldades do setor da borracha natural. A 10ª Sessão Ordinária está marcada para 14h00.

Durante a assembleia, o M.N.P.S apresentará as principais reivindicações pertinentes ao setor, propondo a discussão. Entre os assuntos a serem abordados, está o aumento na alíquota do imposto sobre a importação da borracha natural, de 3,2% para 35%, e a transparência na negociação do preço da borracha natural.

A sessão contará com a presença de produtores e sangradores de diversas cidades da região de Rio Preto, berço da heveicultura paulista. “Movimentamos trabalhadores da região para estarem com a gente nesse momento tão importante em que seremos ouvidos. Acreditamos que teremos entre 150 a 200 produtores e sangradores na galeria” disse Natalino Freitas, sangrador de seringueira e presidente do Movimento. 

“Toda cadeia que está no campo trabalhando na extração do látex, tem sofrido demais com a crise do preço pago pelo produto e com a desvantagem que temos com relação à importação”, disse Mário Miranda, produtor e diretor do Movimento.

Desde que surgiu, em janeiro de 2023, o Movimento cresceu rapidamente, concentrando mais de 6 mil produtores e sangradores em todo o Brasil. Vereadores de 90 cidades no país propuseram moções de apoio durante as Sessões Ordinárias das câmaras municipais, em uma demonstração de solidariedade às dificuldades que os produtores e sangradores enfrentam com a crise do setor da borracha natural. 

“Nossa luta é nacional, então é muito gratificante saber que os parlamentares de todo o Brasil também estão conosco. É uma força política muito bem-vinda e

muito importante. A borracha natural é a matéria-prima para mais de 40 mil produtos. Isso impacta diretamente a economia nacional”, enfatizou Freitas. 

Fonte: Porta 9 Comunicação

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES