Rio Preto confirmou 219 casos de dengue em residentes do município no mês de janeiro. Outros 186 casos suspeitos foram descartados e 545 estão sendo investigados. No mês, a cidade contabiliza 950 notificações pela doença.
“Estamos com o número de casos esperado para o mês, ou seja, em período endêmico. É muito importante que as pessoas tenham consciência e mantenham o quintal limpo, principalmente agora nessa época de chuva”, afirma a gerente da Vigilância Epidemiológica, Andreia Negri.
O município continua com as ações periódicas de combate ao Aedes, como: fiscalização geral e em pontos estratégicos e imóveis especiais; visitas casa a casa pelos agentes de saúde; bloqueio e retirada de criadouros nos locais de casos positivos; nebulização com inseticida no raio de 250 metros dos casos positivos e atendimento de ouvidorias para denúncias de imóveis de risco.
Campanha Rio Preto Unida Contra o Aedes
A Campanha Rio Preto Unida Contra o Aedes, iniciada em novembro, também continua. Para esta etapa, está prevista a participação de 134 agentes de saúde, todos uniformizados e com crachá de identificação da Prefeitura de Rio Preto. O horário da visita aos imóveis é das 8h às 14h.
O objetivo é vistoriar imóveis com possíveis criadorouros e orientar os moradores sobre formas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Neste sábado, 4/2, os agentes de saúde estarão nas seguintes áreas:
– Central
– Eldorado
– Estoril
– Jaguaré/João Paulo II
– Luz da Esperança
– São Francisco
– São Deocleciano
– Santo Antonio
– Solo Sagrado