São José do Rio Preto está entre os 560 municípios brasileiros que vão receber moradias do Novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV), programa de habitação do Governo Federal. A cidade será contemplada com 500 novas unidades habitacionais.
O anúncio foi realizado pelo Governo Federal. Neste momento, foram selecionadas propostas direcionadas à Faixa 1, que atende famílias com renda de até 2 salários-mínimos (R$ 2.640,00 em valores atuais). Os recursos são provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
O secretário municipal de Habitação, Manoel Gonçalves, afirma que a administração pública se empenhou para ser contemplada no programa. “O mérito é do prefeito Edinho Araújo, que tem um bom relacionamento com o Governo Federal, e do corpo técnico de engenharia e assistência social da Habitação, que trabalhou na elaboração dos projetos e fez tudo para que Rio Preto estivesse entre as selecionadas”, diz.
Outro aspecto fundamental é que o município vai contribuir com a cessão das áreas destinadas à construção das moradias. “É importante salientar que o prefeito Edinho é pioneiro em São José do Rio Preto neste ponto: pela primeira vez, as unidades do programa serão construídas em áreas doadas pelo governo municipal”, complementa Gonçalves.
A gestão do cadastro de candidatos a participar do programa será feito pela Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop). “A empresa é o braço operacional do poder público para gerenciar esse processo. Atualmente, temos 21 mil cadastros no banco da Emcop, mas nem todos se encaixam na faixa 1 do Novo Minha Casa, Minha Vida”, afirma o presidente da Emcop, Pedro Nimer.
Três áreas da cidade foram aprovadas a fazer parte do programa e, a partir de agora, iniciam estudos para definir onde serão construídas novas moradias.