21 C
Catanduva
quarta-feira, junho 19, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoRio Preto oferece opções para criançada no fim das férias

Rio Preto oferece opções para criançada no fim das férias

As férias escolares estão acabando, mas ainda dá tempo de aproveitar as opções de lazer para a garotada oferecidas pela Prefeitura de Rio Preto. São diferentes lugares e atividades para todos os gostos. A diversão também está garantida para a família.

Para quem curte um contato mais próximo com a natureza, os Parques Ecológicos Norte e Sul contam com áreas arborizadas, brinquedos infantis e quiosques. Nas férias, é comum ver famílias confraternizando em piqueniques e crianças se divertindo em árvores, nos brinquedos e na tirolesa, que é operada por monitores e possui todos os equipamentos necessários para uma travessia segura.

Fernanda Segantini aproveitou uma tarde de sol para levar Arthur e Nicolas, ambos de 8 anos, ao Parque Ecológico Norte. Os meninos correram, subiram em árvore e divertiram-se nos brinquedos. “É uma opção de divertimento diferente, principalmente para a gente que mora em apartamento. Aqui há espaço, eles correm, tem terra, areia, árvores, tem tudo.”

Ambientes arborizados e frescos o visitante encontra em abundância no Zoo de Rio Preto. Ocupando uma área de 14 hectares de um fragmento isolado de floresta e abrigando cerca de 300 animais de 75 espécies, o local faz 50 anos e caminha para se tornar Zoobotânico, reforçando seu caráter científico. A família da estudante Vitória Nunes, 16 anos, de Aparecida de Minas, distrito da cidade de Frutal, aproveitou a estadia em Rio Preto e foi passar uma manhã no Bosque.

Há uma exposição comemorativa – “De Bosque à Zoobotânico: a importância do Zoo de Rio Preto”, até o dia 25, no Rio Preto Shopping. A ideia é mostrar como o zoológico, ao longo de sua história, deixou de ser um espaço apenas de lazer e entretenimento para trabalhar na conversação de espécies nativas, na educação ambiental e no acolhimento e recuperação de animais da fauna silvestre da região.

Se a prioridade é se divertir para valer, então o Parque Cidade da Criança é garantia certa. Com muitos brinquedos, além de fonte para as crianças se refrescarem, a maior tirolesa dos parques municipais e tobogã, o local oferece bons momentos para a garotada e para a família.

A professora de educação física Márcia Cristina Morelli Massaroli, moradora de José Bonifácio, aproveitou compromissos em Rio Preto e deu uma passada com os filhos Julia, 9 anos, e Rafael, 3 anos, no Parque Cidade da Criança. “Nos dias de hoje, as crianças estão muito voltadas à tecnologia, então ficam muito tempo dentro de casa. Um espaço livre, aberto, onde podemos explorar a criatividade e trabalhar a coordenação motora é excelente para o desenvolvimento da criança. Então, não tem coisa melhor.”

Mas para quem não quer sujar o pé na areia, é possível fazer um percurso na Minicidade do Trânsito, instalada no Plaza Avenida Shopping, até o dia 29 de janeiro. O projeto visa à conscientização sobre o trânsito, já que crianças usam bicicletas para completar um circuito com ruas, faixas de pedestre, placas de trânsito e até um semáforo! A estudante Beatriz Nunes Santana de Oliveira, 9 anos, aprovou a experiência e diz que pretende se tornar uma boa motorista. “É muito importante a gente aprender, porque, quando crescer, vai fazer parte da nossa vida”, diz.

Serviço:

– Parques Ecológicos Norte e Sul – terça a domingo – 9h às 17h
Norte – Avenida Antonio Antunes Junior, 3977 – Jardim Antunes
Sul – Avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 1.300, São Francisco;

– Zoo de Rio Preto – terça a domingo – 9h às 17h
Rua José Deguer, s/n, Jardim Nazareth;

– Parque Cidade da Criança – terça a domingo – 9h às 17h
Rua Daniel Antônio de Freitas, s/n, Distrito Industrial;

– Minicidade do Trânsito – diariamente, até dia 29, 14h às 21h30; aos domingos, das 14h às 20h
Plaza Avenida Shoppping – Avenida José Munia, 4.775;

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES