A Secretaria de Saúde de Rio Preto promove campanha para intensificar a busca ativa de casos sintomáticos de tuberculose. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento precoce da doença.
A programação inclui orientação nas salas de espera das unidades de saúde, entrega de material educativo e coleta de exames diagnósticos de baciloscopia para os sintomáticos. Também haverá coleta durante as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde.
A doença
A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). É transmitida por meio da fala, espirro e tosse, atingindo principalmente os pulmões.
Os principais sintomas são: tosse persistente há mais de três semanas, febre, emagrecimento, perda de apetite e suores noturnos. Quando tratada corretamente, tem 95% de chances de cura.
Prevenção e controle
A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.
Ainda como medida preventiva, é necessário avaliar familiares e outros contatos do paciente para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose.
Tratamento
Ao identificar os sintomas da tuberculose, o munícipe deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência. Todo o acompanhamento é realizado na própria unidade, facilitando o acesso do usuário. Esse acompanhamento inclui a administração de doses supervisionadas – estratégia Ministerial que garante a eficácia do tratamento.
O município conta ainda com um serviço especializado, o Ambulatório de Doenças Crônicas Transmissíveis, que é referência para casos de resistências medicamentosas ou outras ocorrências, bem como apoio matricial das unidades.
Casos de tuberculose em Rio Preto
2018: 96
2019: 92
2020: 106
2021: 107
2022: 140