31.7 C
Catanduva
sábado, março 2, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoSaúde retoma agendamento de consultas odontológicas nas unidades de saúde

Saúde retoma agendamento de consultas odontológicas nas unidades de saúde

A Secretaria de Saúde retomou o agendamento de consultas odontológicas nas unidades básicas de saúde (UBS) de Rio Preto. Durante a pandemia, os agendamentos foram cancelados e o atendimento estava sendo feito por acesso avançado, ou seja, com triagem e acolhimento dos que procuravam a unidade.

“O retorno do agendamento deve facilitar o acesso para os usuários, evitando um tempo maior de espera para o atendimento no mesmo dia. A medida também tem o objetivo de planejar e organizar o atendimento para que possamos iniciar e concluir os tratamentos”, explica a coordenadora de saúde bucal da Atenção Primária, Ana Pranke.

Os agendamentos para as consultas odontológicas nas unidades básicas de saúde podem ser feitos na recepção de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os atendimentos nas UBS incluem: extrações eletivas (sem dor ou por motivo ortodôntico, quando indicado pelo especialista), restaurações, selantes, raspagens peridontais, profilaxias, aplicação de flúor, exodontias, tratamento de infecções, curativos de canal e encaminhamentos de canal ou demais encaminhamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Algumas UBS também contam a Bebê Clínica, voltada para o público infantil, de até quatro anos de idade. “A Bebê Clínica é um programa de prevenção e promoção de saúde bucal com estímulo a hábitos saudáveis, alimentação e higienização bucal corretas na primeira infância”, comenta Pranke.

O atendimento odontológico de urgência continua sendo realizado nas seguintes unidades de urgência (UPAs) do município:

– UPA Norte: de segunda a sexta, das 7h30 às 0h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
– UPA Jaguaré: de segunda a sexta, das 7h30 às 0h.

Nas UPAs são realizados procedimentos de urgência como: traumas dentários e bucais, abscessos, infecções dentárias, extrações, dor de dente aguda e curativos de canal.

“Durante a pandemia, os tratamentos preventivos se perderam, devido ao medo de contaminação. Agora é necessário atuarmos preventivamente, evitando o agravo do quadro de saúde bucal encontrado quando procuramos o cirurgião dentista apenas por motivo de dor ou sofrimento causado por uma infecção dentária”, finaliza.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES