Iniciativa da companhia rio-pretense Cênica voltada à pesquisa, formação e difusão artístico-cultural com atividades gratuitas para todos os públicos, o Projeto Território Cênico encerra a edição 2024 neste domingo, dia 10 de novembro, com o espetáculo Terra, do Grupo Sobrevento, de São Paulo. Realizado pela trupe desde 2016, o projeto é viabilizado nesta edição pelo Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Programa de Ação Cultural (ProAC).
Recomendada para crianças de 0 a 3 anos, a peça tem entrada gratuita e tradução em Libras e faz duas sessões na sede da Cênica, às 11h e às 14h30.
Reconhecido como um dos principais especialistas em teatro de animação no Brasil, o Sobrevento desenvolve uma intensa pesquisa em torno do teatro para crianças nessa área. Inspirada na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, em Terra, a atriz, diretora e cofundadora Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano. O mote são os objetos e a memória que todas as pessoas, mesmo bebês, têm. Memórias guardadas, enterradas, desenterradas, escondidas, reveladas, dançam em um círculo de terra escura e úmida.
A artista apresenta-se ao lado de dois músicos, que tocam, ao vivo, violão e violoncelo. Em cena, uma mulher pisa na terra e, ao senti-la, lembra-se do carinho que brota da terra. Dela, desenterra os seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra.
Oficina
Antes das apresentações, no sábado, dia 9, das 9h30 às 16h30, também na Cênica, o Sobrevento coordena uma oficina gratuita de Teatro para Bebês, direcionada a educadores e artistas. As inscrições são pelo e-mail info@sobrevento.com.br. A oficina abordará o processo de criação do Sobrevento e as particularidades da construção de uma dramaturgia voltada para a primeira infância, que busca estabelecer uma comunicação poética, e não didática, com este público. Também se discutirá como amparar uma apresentação para bebês – a interlocução com programadores, pais e professores, a necessidade de monitores que acompanhem as apresentações.
Mais apresentações
O Sobrevento também faz sessões voltadas para crianças e pais atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), da Secretaria Municipal de Assistência Social, segunda-feira, dia 11.
Cada apresentação dura em média 30 minutos e pode ser acompanhada por até 80 espectadores, entre bebês, pais e educadores. O projeto do Sobrevento é realizado pelo Edital Lei Paulo Gustavo SP Nº 20/2023 do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas -, e Governo Federal – Ministério da Cultura. A produção local é da artista da Cênica Andrea Capelli.
Sobre o Sobrevento e seus espetáculos para bebês
O Grupo Sobrevento busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o teatro de animação desde 1986. Desenvolve uma pesquisa avançada, teórica e prática, acerca do teatro para crianças nessa área. Há cerca de 15 anos, o grupo pesquisa o teatro para bebês, já tendo realizado festivais, mostras e centenas de apresentações de suas montagens no gênero, e mantém intercâmbio artístico com a Cia. La Casa Incierta, pioneira na Espanha.
SERVIÇO:
ESPETÁCULO – Terra, do Grupo Sobrevento
Dia: 10/11, domingo, às 11h e às 14h30
Recomendado para crianças de 0 a 3 anos de idade
Duração: 30 minutos
Lotação: 80 espectadores
Entrada gratuita. Acessibilidade em Libras. Ingressos disponíveis meia hora antes.
OFICINA – Introdução ao Teatro para Bebês
Dia 9/11, sábado, das 9h30 às 16h30.
Direcionada a educadores e artistas.
Inscrição gratuita pelo e-mail info@sobrevento.com.br
Local: Sede Cênica
Endereço: Avenida das Hortências, 263, Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto