Em novembro, Mês da Consciência Negra, a programação do Sesc Rio Preto convida a refletir acerca da história do povo negro que não se inicia na escravização, nem se encerra na dor do racismo: uma história anterior, festiva e ancestral.
A cantora e compositora Xênia França abre a programação musical com seu show no dia 2, celebrando o sutil e o feminino como ferramentas de cura. Ao longo do mês, outros artistas negros brilham nos palcos da unidade, como DJ Vivian Marques com o Baile Charme (dia 7), Jaqueline Cardoso (15), Fanta Konatê (19), Zezé Motta (28) e Luciana Mello (30).
No cinema, a programação fica por conta do especial “Pelo olhar delas: cinemas africanos”, que se propõe a investigar, através das lentes femininas, a diversidade das obras cinematográficas produzidas no continente africano. A curadoria destaca quatro diretoras notáveis: Safi Faye (Senegal), Rungano Nyoni (Zâmbia), Apolline Traoré (Burkina Faso) e Wanuri Kahiu (Quênia).
As tardes de domingo estão garantidas com apresentações para crianças. Os espetáculos “Decripolou Totepou” (3), “Emaranhada” (10), “O mundo começa na cabeça” (17) e “Quizumba” (24) prometem não apenas divertir o público, mas também oferecer a oportunidade de mergulhar em histórias protagonizadas por vozes negras.
Para os adultos, a programação de artes cênicas também é representativa. O espetáculo “E Vocês Quem São?” (14), do ator Samuel de Assis, aborda questões que, quando se trata de um recorte racial na história brasileira, precisam ser respondidas pela sociedade toda. Já Mayk Ricardo, dançarino rio-pretense, estreia o trabalho “Tenha Cuidado! É o Meu Coração” (23). E “Fio Forte” (29), do Circo de Ébanos, pensa o indivíduo a partir do coletivo.
Confira a programação completa no guia de novembro, disponpivel no link: https://indd.adobe.com/view/b57b3cdc-7982-4e6a-93a1-cc750eeb0d22