23.2 C
Catanduva
domingo, dezembro 3, 2023
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoTeatro de palhaços Xinfrim se apresenta às margens da Represa neste sábado

Teatro de palhaços Xinfrim se apresenta às margens da Represa neste sábado

O espetáculo circense de teatro Xinfrim, da Cia Pé de Cana, se apresenta em Rio Preto, em sessão única e gratuita, no próximo sábado, dia 22/10, às 16h. A apresentação será no Parque da Represa Municipal – Lago 2 – defronte ao Hospital Estadual João Paulo II/AME (Lateral do Jardim Sensorial/Próximo ao Avião) – Avenida Lino José de Seixas, 1455.

A ação faz parte do Circuito SP, programa para difusão de arte e cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Amigos da Arte, que contempla, atualmente, 120 municípios. Em Rio Preto, a ação tem parceria da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre o espetáculo
Xinfrim é um espetáculo baseado em experiências pessoais adquiridas em uma viagem/pesquisa pelo Brasil realizada pela Cia Pé de Cana. O cenário desse espetáculo é composto por uma Kombi que representa literalmente a casa da trupe e traz o contexto das itinerâncias por eles vividas. O picadeiro, que é uma lona de caminhão, também carrega consigo uma energia repleta de histórias de viagens, trazendo o público para dentro de uma atmosfera mambembe. Os números vão saindo de dentro de várias malas e representam a bagagem que foram acumulando pelas andanças que fizeram pelo Brasil, não uma bagagem física, mas sim uma repleta de boas experiências e emoções que compartilham no momento do espetáculo com o público.

Histórico
A Cia Pé de Cana nasceu no ano de 2013 em Iracemápolis-SP. A pesquisa do grupo é a arte de rua. Para eles, a rua é entendida como um espaço democrático e muito inclusivo que, por não selecionar seus espectadores, é um ambiente popular e as pessoas se sentem à vontade e pertencentes a esse lugar.

Nos anos de 2016 e 2018 o grupo circulou de forma independente por 13 estados brasileiros, 140 cidades, atingindo cerca de 25 mil pessoas. Essa experiência rendeu uma identidade mambembe e um estilo cênico que joga muito com a plateia, numa relação direta e horizontal. O repertório conta com os espetáculos Circo de Doisdo e Xinfrim.

Nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, a Cia Pé de Cana produziu junto a Prefeitura de Iracemápolis quatro edições do Festival de Circo de Rua Pé de Cana na praça da Bíblia, envolvendo diversos grupos de todo país e América Latina, praticantes da linguagem do circo e teatro de rua.

Em 2020, a Cia Pé de Cana criou o Pé na Rua, um projeto que traz a ideia do palhaço delivery, apresentando pequenas cenas de circo de porta em porta nos bairros e ruas periféricas da cidade de Iracemápolis. O objetivo desse projeto é o dar mais acesso aos bens artísticos e culturais para as pessoas que não tem uma internet de qualidade para acessar os conteúdos via plataformas digitais. Todo o projeto foi pensado e executado de forma a respeitar as regras sanitárias vigentes e a conscientização dos espectadores sobre a importância de acatar as medidas protetivas relacionadas ao covid 19.

Ficha Técnica
Elenco:
Denis Menezes – Palhaço Capivara
Hugo Delariva – Palhaço Fiofó
Suelen Zacharias – Palhaça Ripa
Banda:
Osmar de Aguiar – Trombone
Alexsandro Rodrigues da Silva – Tuba
Jonatas Airam Ulisses Dionísio – Saxofone
Eliel de Oliveira Espíndola – Percussão
Figurinos: Silmara Delariva
Direção do número de malabares: Painé Santamaria
Concepção e direção do espetáculo: Cia Pé de Cana
Classificação: Livre

SERVIÇO:
Espetáculo Xinfrim – Cia Pé de Cana
Dia: 22/10
Hora: 16h
Local: Parque da Represa Municipal – Lago 2 – defronte ao Hospital Estadual João Paulo II/AME (Lateral do Jardim Sensorial/Próximo ao Avião) – Avenida Lino José de Seixas, 1455.
Entrada: livre
Classificação etária: Livre
Sinopse
Depois de viajar um ano e percorrer treze estados brasileiros, essa trupe mambembe vem através desse espetáculo contar histórias que viveu no decorrer das suas andanças. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e do palhaço, eles mostram um pouco da bagagem que acumularam pelos caminhos, compartilhando de forma poética e divertida essas experiências com o público.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES