A Guarda Civil Municipal (GCM) e os policiais militares do projeto Atividade Delegada vão intensificar a fiscalização por desrespeito às vagas de estacionamento exclusivo (deficientes e idosos), assim como vagas de curta duração e carga e descarga. A decisão foi tomada pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança após o registro de aumento, nos primeiros dois meses do ano, no número de denúncias a respeito da infração em Rio Preto.
Serão 12 policiais distribuídos em turnos de seis horas, em período diurno e noturno, e todo o efetivo da GCM com atenção voltada para situações desse tipo. “A maior parte das reclamações se refere a estacionamentos privados, como shoppings, lojas e supermercados. Muitos motoristas pensam que esses locais não podem ser fiscalizados, o que não é verdade”, esclarece o secretário de Trânsito de Rio Preto, Amaury Hernandes.
De acordo com o inciso XX do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar irregularmente nas vagas exclusivas para idosos, ou pessoas com deficiência é considerado infração gravíssima, rende sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 293,47.
As ações de fiscalização serão distribuídas por toda a cidade, mas ocorrerão com mais frequência nos estacionamentos de grandes lojas, no entorno de centros universitários, em centros de compras e em supermercados.