A Unifipa Catanduva formou sua primeira turma do curso de Farmácia. A cerimônia, no campus sede, teve a participação do delegado adjunto do Conselho Regional de Farmácia (CRF/SP), Anderson José de Almeida, e docentes homenageados.
Para a coordenadora do curso, Roberta Zancheta Viola, a outorga tem significado especial. “A primeira turma representa o pioneirismo, a coragem e a determinação dos estudantes que embarcaram nessa jornada, escolhendo um curso novo e desafiador. Esses formandos foram responsáveis por abrir caminho para as futuras gerações de farmacêuticos Unifipa, deixando seu legado importante para a profissão”.
A cerimônia relembrou os altos e baixos vividos ao longo do curso e os estudantes, juntamente com os amigos e familiares que presenciaram o evento, se emocionaram com as homenagens e discursos apresentados. Em sua mensagem, a formanda Nathália Casanova se dirigiu aos pais e companheiros como parceiros na jornada “que ficaram por vezes noites acordados, auxiliando nos custos e cancelando compromissos”.
Representando o corpo docente, o paraninfo Lucas Possebon relembrou os momentos vividos em meio à pandemia pela Covid-19, um ambiente remoto, sem contato. “Além de todos esses percalços congratulo a todos por mais este obstáculo vencido. Em 2019 era apenas início de um sonho, no meu caso início da minha primeira turma de Farmácia e hoje posso ver que nossos sonhos foram realizados”.
O momento especial ficou para após a entrega dos certificados, quando o delegado adjunto do CRF/SP entregou a medalha “Prof. Paulo Minami” para a já graduada Nathália Casanova por seu destaque no aprendizado do curso. “O professor Paulo Minami foi um dos mais legítimos representantes dos farmacêuticos, dedicando-se ao estudo, pesquisa e ao ensino da profissão. Para valorizar o comprometimento, postura e respeito ao longo da carreira acadêmica, o Conselho homenageia um aluno com a condecoração”, explicou Anderson.
Deixando sua mensagem final, de carinho e agradecimento, a pró-reitora de graduação e extensão e também homenageada com o nome da turma, Andreia de Haro Moreno, declarou emocionada. “Todos foram meus alunos e de cada um eu conheço a história. Esta é uma turma que tenho carinho especial. Hoje é um marco para vocês e para suas famílias. Parabéns! Saibam que eu continuarei de braços abertos, assim como a Unifipa estará para o que vocês precisarem”, afirmou encerrando a cerimônia.