19.4 C
Catanduva
domingo, maio 11, 2025
spot_img
InícioSem categoriaVacinação contra a gripe ultrapassa 8,6 mil doses aplicadas em Catanduva

Vacinação contra a gripe ultrapassa 8,6 mil doses aplicadas em Catanduva

Catanduva já vacinou 8.609 pessoas contra a gripe desde o início da campanha, em 3 de abril. O número representa uma cobertura de 15,6% do público-alvo total estimado em 54.981 pessoas.
A meta pactuada junto ao Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários. Para ampliar o alcance da campanha, além da aplicação nas unidades fixas, a Secretaria Municipal de Saúde também tem realizado ações itinerantes em supermercados aos finais de semana, levando a vacina a diferentes regiões da cidade.
Entre os grupos prioritários, os idosos representam o maior público-alvo, com um total de 23.988 pessoas. Destas, 5.306 foram vacinadas até agora, o que corresponde a 22% de cobertura.
Na sequência, vêm as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, com 8.397 pessoas no total. Apenas 533 receberam a dose, o que representa 6% de cobertura.
O grupo dos trabalhadores da saúde tem 7.598 pessoas, das quais 850 foram vacinadas, alcançando 11%.
Por fim, entre as gestantes, que somam 865 mulheres, 199 foram vacinadas, o que corresponde à maior cobertura proporcional até o momento: 23%.
A vacinação está disponível em todas as unidades de saúde, com exceção das unidades do Theodoro Rosa Filho e do Flamingo, que estão em reforma. As unidades do Vertoni e do Glória já retomaram o atendimento normalmente.
O horário de atendimento vai das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Três unidades contam com horário estendido até as 19h: Jardim Soto, Nova Catanduva e Solo Sagrado.
A vacina contra a gripe é segura, gratuita e atualizada todos os anos, acompanhando as variações dos vírus influenza. Mesmo quem se vacinou no ano anterior deve se imunizar novamente, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Fazem parte do público-alvo da campanha as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, educação, transporte coletivo, portuários, forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.
A Secretaria reforça o chamado para que as pessoas incluídas nos grupos prioritários compareçam à unidade de saúde mais próxima. A vacina protege contra os casos mais severos da gripe e contribui para a saúde de toda a população.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES