A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para o vestibular 2024.
Na região de Rio Preto, composta por 25 municípios, são oferecidas 1.047 vagas para nove cursos (veja tabela no final da reportagem). Na cidade de Rio Preto, especificamente, o polo está recebendo 45 vagas em cada eixo, totalizando 135 vagas.
Os cursos oferecidos são: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia oito de abril, às 21h, e devem ser feitas por meio do site: vestibular.univesp.br. A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 26 de maio às 13h, e os locais serão divulgados no dia 21 de maio a partir das 15h. O início das aulas está previsto para o final de julho.
O custo da inscrição é de R$ 52,00. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais.
A professora de matemática rio-pretense Ingrid Rey Coelho, de 41 anos, fala por experiência própria que a Univesp é uma excelente universidade, mudou a sua vida e que por esta razão costuma indicá-la pra muita gente.
“Eu terminei o curso de pedagogia na Univesp e logo na sequência eu prestei concurso em Rio Preto e passei, fui classificada, mas ainda não fui chamada, passei também em Cedral que é onde vou assumir. Então estou saindo da matemática e enveredando para a pedagogia. Vou trabalhar como Professor da Educação Básica 1 (PEB1). Ter passado nas provas foi o curso que me deu esse respaldo. O curso de Licenciatura em Pedagogia da Univesp me ajudou como docente, como professor. Mudou a história da minha vida profissionalmente falando, financeiramente falando, mas sobretudo mudou a minha carreira, o jeito de eu ver a sala de aula, o jeito de eu ver a minha profissão, o aluno. Só tenho que agradecer e recomendo pra todo mundo”, diz Ingrid Rey Coelho.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Univesp é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado. Entre os principais parceiros, destacam-se a USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS).
A universidade oferece cursos gratuitos e realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.
O polo de Rio Preto mantém parceria com a prefeitura municipal desde 2014 e atende em um espaço físico na Secretaria Municipal de Educação (SME), onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) para realizar atividades como provas e discussões em grupo.
Em 2023 o polo de Rio Preto alcançou 440 alunos regularmente matriculados nos nove cursos oferecidos nos eixos de Negócio e Produção, Computação e Licenciatura.
>> Saiba mais sobre os cursos: univesp.br/cursos