15.1 C
Catanduva
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
InícioDestaquesAbril Marrom: mais de 35 milhões de pessoas possuem dificuldade visual no...

Abril Marrom: mais de 35 milhões de pessoas possuem dificuldade visual no Brasil

Este mês é celebrado o Abril Marrom, dedicado à conscientização sobre a cegueira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderiam ser evitados – entre 60% e 80% – ou dispõem de tratamento. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.
De acordo com o oftalmologista João Pedro Braga, do RB Centro Médico, a prevenção desempenha um papel crucial na preservação da visão. “A chave para evitar problemas graves é a detecção precoce, pois quando essas doenças são diagnosticadas logo no começo e são tratadas corretamente, as chances de perda visual são baixíssimas. Além disso, algumas delas não têm cura, então esses pacientes precisam de acompanhamento médico pela vida toda, para evitar a progressão da doença”, destaca.
A questão da saúde ocular é tão grave, que um estudo internacional com participação de pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) apontou que a população mundial com cegueira ou algum tipo de deficiência visual deve dobrar até 2050, ou sejam o número de cegos ou com problemas moderados ou severos na visão pode chegar a 535 milhões de pessoas.
Alguns fatores, como o aumento do envelhecimento da população, uso excessivo de telas, maus hábitos alimentares e, principalmente, a falta de atendimento oftalmológico especializado, contribuem para esse aumento nos casos de problemas de visão. “O primordial é a consulta regular com o especialista, pois é nesta consulta que são realizados exames oftalmológicos essenciais para avaliar a saúde ocular. Dado o diagnóstico, o paciente precisa fazer o tratamento corretamente e, em muitos casos, seguir o acompanhamento com o especialista”, ressalta.
As principais doenças que causam cegueira, atualmente, são Glaucoma, Degeneração Macular Relacionada à Idade, Retinopatia Diabética, Catarata e Retinite Pigmentosa. “É fundamental estar ciente dos sintomas dessas doenças oculares e realizar exames oftalmológicos regulares para detectar precocemente problemas de visão. Entre os sinais de alerta estão visão embaçada ou distorcida, manchas ou pontos cegos na visão, dificuldade em enxergar à noite e perda de visão periférica”, completa o oftalmologista. Outro ponto importante é a prevenção. “Adotar hábitos saudáveis, como controlar os níveis de açúcar no sangue (para pessoas com diabetes), proteger os olhos dos raios UV usando óculos de sol adequados e manter uma dieta balanceada rica em nutrientes essenciais para a saúde ocular, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver essas doenças e evitar complicações graves”, indica.
O Abril Marrom é um período dedicado à conscientização sobre a cegueira e a importância dos cuidados com a saúde ocular. A campanha tem como objetivo educar a comunidade sobre os principais fatores que contribuem para a perda de visão e promover medidas preventivas para proteger a saúde dos olhos. “Não espere até que seja tarde demais para cuidar da saúde dos seus olhos. Procure um oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano, pois muitas doenças são evitáveis e têm cura”, finaliza.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES