O podcast “Dá Tempo” inicia sua contagem regressiva para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém do Pará, com uma temporada especial de quatro episódios. A estreia, intitulada “COP30: a COP da verdade”, vai ao ar no dia 17 de outubro, a partir das 11h, inaugurando uma série de análises sobre os desafios e contradições da política climática global às vésperas do encontro histórico na Amazônia.
“A COP30 será a COP da verdade. Não é tanto mais sobre negociar o que fazer, e sim sobre fazer o que já foi negociado”, afirma Pedro Rivas, idealizador e host do Dá Tempo, doutor pela RSB (França), mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenador do curso Master ESG na Prática, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Para aprofundar a discussão, o episódio contará com as participações de Jana Borghi, empreendedora social, articuladora e produtora cultural, e Jemilli Viaggi, PhD em Ecologia e especialista em Governança e Sustentabilidade. Juntas, elas analisarão o contexto político, econômico e climático que antecede a conferência e discutirão as possibilidades de implementação dos compromissos assumidos pelos países.
A nova temporada mergulha no momento decisivo em que o mundo precisará encarar seus próprios limites. Às vésperas da COP30, o “Dá Tempo” investiga o que está em jogo em Belém — uma conferência que pode redefinir o futuro das negociações e das decisões e transformar o discurso em ação.
Entre os temas abordados estão as novas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), que definirão as metas climáticas até 2035, ainda travada por interesses econômicos e geopolíticos, e o financiamento climático, essencial para viabilizar a descarbonização global, e uma possível abordagem para longe dos combustíveis fósseis
O episódio também destacará os desafios práticos e simbólicos da conferência. A falta de hospedagem em Belém se transformou infelizmente numa das principais pautas sobre o evento, com países cogitando reduzir comitivas — um impasse que pode levantar dúvidas sobre a efetividade da conferência global no coração da floresta amazônica.
Outro ponto de atenção é a incerteza sobre a presença do governo americano. “Os Estados Unidos estão fora do Acordo de Paris, mas movimentos recentes de aproximação com o presidente Lula fizeram com que Trump cogitasse uma possível visita ao Brasil. Não esperamos que mudem completamente seu posicionamento de uma hora para outra, mas a ausência do maior emissor histórico de gases do efeito estufa na COP certamente não é o melhor cenário.”
A temporada especial do “Dá Tempo” contará com quatro episódios, transmitidos nos dias 14, 21 e 28 de outubro e 4 de novembro, preparando o público para a cobertura ao vivo da COP30, com entrevistas exclusivas, análises diárias e o compromisso de amplificar as vozes dos territórios e populações mais impactadas pela crise climática.
Serviço
Podcast Dá Tempo – Temporada Rumo a COP30
Episódio 1 – 17 de outubro, às 11h
datempopodcast.com
Instagram: @datempopodcast
Spotify / YouTube: Dá Tempo Podcast
Fonte: Assessoria de Imprensa/Monise Centurion