15.5 C
Catanduva
domingo, maio 26, 2024
spot_img
InícioCatanduvaBeth aproxima Catanduva da conquista de uma universidade federal

Beth aproxima Catanduva da conquista de uma universidade federal

Em sua missão de conseguir a instalação de uma universidade federal em Catanduva, a deputada estadual Beth Sahão (PT) acaba de dar mais um passo importante. Seu ofício, reivindicando a criação de um campus avançado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no município, já se encontra em poder do ministro da Educação, Camilo Santana.
“Não é algo que ocorre num estalar de dedos, por ser um processo complexo, mas estamos avançando”, disse Beth. “É um caminho longo, mas o primeiro passo já foi dado e estou muito esperançosa. Poderemos ter aqui algo que o presidente Lula fez na sua gestão anterior, quando instalou campus federais avançados em Araraquara e em Sorocaba”, acrescentou.
Neste contexto, duas possibilidades são apresentadas por Beth Sahão ao MEC para viabilizar, de forma mais prática, o objetivo de atrair a instituição para cá: a encampação do Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES), que é uma autarquia municipal, pela UFSCar, ou agregar o campus avançado da universidade de São Carlos no mesmo espaço onde já funciona o Instituto Federal de Catanduva.
“Catanduva ganharia muito com uma universidade federal aqui, assim como toda a região. Impulsionaria o desenvolvimento, a pesquisa e atrairia investimentos. Além disso, ajudaria na fixação de nossos jovens na região e atrairia pra cá mais empresas e startups interessadas em contar com essa mão de obra qualificada”, destacou Beth.
A parlamentar conta, nesta mobilização, com apoio do deputado federal Alencar Santana Braga, vice-líder do governo na Câmara, que também encaminhou ofício ao ministro Camilo Santana solicitando a implantação de um campus federal em Catanduva.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES