27.5 C
Catanduva
domingo, julho 14, 2024
spot_img
InícioCulturaBloco Afro Ilú Obá De Min se apresenta no Sesc Catanduva

Bloco Afro Ilú Obá De Min se apresenta no Sesc Catanduva

Na próxima sexta-feira, dia 18, às 20 horas, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Sesc Catanduva traz ao palco o Bloco Afro Ilú Obá De Min, que têm as raízes do seu repertório baseadas nos cantos e danças provenientes das culturas populares, além de composições próprias. Essa mistura étnica e cultural forma uma grande ópera, comandada pela força dos tambores e o pelo protagonismo feminino.

O espetáculo faz parte da programação da Mostra Ubuntu, realizada em parceria com a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A instituição “Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra” foi fundada pelas percussionistas Beth Beli, Girlei Miranda e Adriana Aragão em 2004, com a intenção de promover e divulgar a cultura negra e fortalecer as mulheres negras na sociedade brasileira.

O projeto mais conhecido da instituição é o Bloco Afro Ilú Obá De Min. Trata-se de uma intervenção cultural baseada na preservação de patrimônio imaterial, memória e identidade. O trabalho é coordenado por Beth Beli e Mazé Cintra que, juntas, desenvolvem pesquisas sobre matrizes africanas e afro-brasileiras, objetivando a inserção de mulheres, crianças e adolescentes na arte através do conhecimento das manifestações culturais tradicionais como o carnaval e no estudo das contribuições e influências africanas na cultura brasileira.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES