10.4 C
Catanduva
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
InícioDestaquesBoletins da Chikungunya passam a ser quinzenais em Rio Preto

Boletins da Chikungunya passam a ser quinzenais em Rio Preto

A Secretaria de Saúde informa que, em razão do aumento expressivo de casos de Chikungunya em Rio Preto, os boletins epidemiológicos da arbovirose serão divulgados quinzenalmente, sempre no primeiro dia útil do mês e no dia 15. Os demais boletins epidemiológicos continuam com a divulgação mensal, no primeiro dia útil do mês.

A Chikungunya é uma doença viral, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue, zika e febre amarela urbana. Em Rio Preto, o primeiro caso foi registrado em 2015 e, desde então, houve ocorrências em todos os anos subsequentes, tendo como ápice o ano de 2023, com 53 casos confirmados.

Diante do atual quadro epidemiológico, a Secretaria de Saúde reafirma que está adotando medidas para intensificar o combate ao mosquito, tais como ações de bloqueio nas áreas positivas e suspeitas para Chikungunya e nebulização. Dessa forma, todas as áreas de transmissão estão sendo monitoradas, assim como número e gravidade de casos e positividade das amostras. 

O combate ao mosquito, no entanto, envolve um esforço conjunto com a população, que deve manter os cuidados de rotina, vistoriando semanalmente o quintal à procura de possíveis criadouros do mosquito, ou seja, recipientes que acumulam água parada, como: pratos de plantas, calhas, ralos, bebedouros de animais, garrafas, pneus, entre outros. Todos os recipientes devem ser limpos e os inservíveis, descartados. 

Boletim

No primeiro boletim de Chikungunya deste ano, o município registrou 40 notificações, sendo 28 já confirmadas e uma descartada. Outras 11 ainda estão em investigação.   

Clique aqui para acessar o boletim. 

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES