Mais de 50 pessoas entre babalorixás, sacerdotes, ialorixás, mães de santo, pais de santo, figuras sagradas dos terreiros de umbanda rio-pretense, participaram de reunião onde o prefeito Edinho Araújo assinou uma Ordem de Serviço para construção da Casa SP Afro Brasil e ainda sancionou a lei que institui o Prêmio “Troféu Fidelidade Aristides dos Santos”. Os fiéis e dirigentes de terreiros estavam devidamente paramentados de branco, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias.
“Aqui é a casa de todos,” disse o prefeito. “Preservamos a história de luta do negro, luta forte, e o exemplo de Aristides dos Santos, imorrível, por isso sanciono esta lei hoje. Seu Aristides foi alma, ação, indignação, protesto. A obra e a lei se somam.Preservemos a história e o exemplo deste cidadão histórico,” disse o prefeito Edinho, sancionando a lei.
A assinatura ocorreu na última segunda-feira, 24, na Prefeitura de Rio Preto.
O projeto Casa SP Afro Brasil é um espaço multiuso para o desenvolvimento regional e socioeconômico da população negra paulista. O anúncio da entidade em Rio Preto foi feito pelo secretário executivo do Centro de Equidade Racial Ivan Lima, durante um Seminário Regional no dia 28/4.
“Fortalecer a luta pelo respeito integral e a legitimidade cultural como forma de resistência da população negra paulista,” disse Ivan.
O presidente Darok declarou que o Conselho está de portas abertas, sendo esse o primeiro passo para a oferta de serviços. “Elevar o contexto afro; combater o racismo; formar equipes para administrar a Casa Afro sempre em nome da equidade social,” disse.
Para a construção, R$ 765 mil são recursos do Governo do Estado; R$ 198.123,62 são recursos da prefeitura de Rio Preto com a doação do terreno para a construção da Casa SP Afro Brasil. A obra fica a cargo da R.A. C Construtora Ltda, de responsabilidade do engenheiro Rafael Casela, presente à assinatura da O.S.
A Casa Afro é um belo projeto arquitetônico, com várias finalidades, área verde, estacionamento, bicicletário, área de eventos, em área total de 1,2 mil m2.
As prefeituras indicam os terrenos e ficam responsáveis pelo custeio após a inauguração da Casa. Será instalada próxima do quarteirão do Hospital Dr. Domingo Braile, na Região Norte.