14.1 C
Catanduva
domingo, julho 14, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoCasa Afro deve ficar pronta em oito meses em Rio Preto

Casa Afro deve ficar pronta em oito meses em Rio Preto

Mais de 50 pessoas entre babalorixás, sacerdotes, ialorixás, mães de santo, pais de santo, figuras sagradas dos terreiros de umbanda rio-pretense, participaram de reunião onde o prefeito Edinho Araújo assinou uma Ordem de Serviço para construção da Casa SP Afro Brasil e ainda sancionou a lei que institui o Prêmio “Troféu Fidelidade Aristides dos Santos”. Os fiéis e dirigentes de terreiros estavam devidamente paramentados de branco, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias.

“Aqui é a casa de todos,” disse o prefeito. “Preservamos a história de luta do negro, luta forte, e o exemplo de Aristides dos Santos, imorrível, por isso sanciono esta lei hoje. Seu Aristides foi alma, ação, indignação, protesto. A obra e a lei se somam.Preservemos a história e o exemplo deste cidadão histórico,” disse o prefeito Edinho, sancionando a lei.

A assinatura ocorreu na última segunda-feira, 24, na Prefeitura de Rio Preto.

O projeto Casa SP Afro Brasil é um espaço multiuso para o desenvolvimento regional e socioeconômico da população negra paulista. O anúncio da entidade em Rio Preto foi feito pelo secretário executivo do Centro de Equidade Racial Ivan Lima, durante um Seminário Regional no dia 28/4.

“Fortalecer a luta pelo respeito integral e a legitimidade cultural como forma de resistência da população negra paulista,” disse Ivan.

O presidente Darok declarou que o Conselho está de portas abertas, sendo esse o primeiro passo para a oferta de serviços. “Elevar o contexto afro; combater o racismo; formar equipes para administrar a Casa Afro sempre em nome da equidade social,” disse.

Para a construção, R$ 765 mil são recursos do Governo do Estado; R$ 198.123,62 são recursos da prefeitura de Rio Preto com a doação do terreno para a construção da Casa SP Afro Brasil. A obra fica a cargo da R.A. C Construtora Ltda, de responsabilidade do engenheiro Rafael Casela, presente à assinatura da O.S.

A Casa Afro é um belo projeto arquitetônico, com várias finalidades, área verde, estacionamento, bicicletário, área de eventos, em área total de 1,2 mil m2.

As prefeituras indicam os terrenos e ficam responsáveis pelo custeio após a inauguração da Casa. Será instalada próxima do quarteirão do Hospital Dr. Domingo Braile, na Região Norte.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES