31.9 C
Catanduva
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
InícioDestaquesCatanduva confirma caso de febre Chikungunya

Catanduva confirma caso de febre Chikungunya

Catanduva confirmou um caso de febre chikungunya. De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, a paciente é uma mulher, de 32 anos, moradora do Nova Catanduva, que já se recuperou sem a necessidade de internação. Ela chegou a dar entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com manchas pelo corpo, porém sem febre e dor.

Amostras de sangue foram coletadas e encaminhada pelo Instituto Adolfo Lutz ao final de dezembro de 2023. O resultado saiu em 2024.

Ainda conforme a Secretaria, estão sendo adotadas medidas para evitar novos casos da doença. A EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) realizou nebulização e bloqueio para retirada de criadouros na área onde o caso foi registrado.

A febre chikungunya tem sintomas parecidos com a dengue, com febre alta, que aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, além de manchas na pele.

A dor nas articulações é o sintoma mais característico. Para se ter ideia, a dor é tão forte que chega a impedir os movimentos e pode durar meses.

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra chikungunya. Por isso, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o quintal sempre limpo e eliminando possíveis criadouros.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES