19.5 C
Catanduva
domingo, março 3, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoCultura abre inscrições para Janeiro Brasileiro da Comédia 2023

Cultura abre inscrições para Janeiro Brasileiro da Comédia 2023

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, abre nesta quinta-feira, 10, as inscrições para a 20ª edição do “Janeiro Brasileiro da Comédia”. Podem se inscrever companhias, produtoras, grupos e artistas independentes de todo o Brasil. O evento será realizado no período de 21 a 30 de janeiro de 2023.

Nesta edição, que comemora os 20 anos do JBC, haverá uma expansão da programação, dos locais de apresentações, bem como das categorias participantes. As inscrições on-line são gratuitas e estarão disponíveis até cinco de dezembro de 2022, pelo link www.riopreto.sp.gov.br/2023jbc.

Podem ser feitas até três inscrições, nas categorias Mostra Nacional, Cabaret do Riso e Exposição Itinerante. Cada espetáculo selecionado para a Mostra Nacional deverá oferecer um workshop gratuito, com duração de 3 horas, com temática voltada ao gênero da comédia.

Mostra e Cabaret

A Mostra Nacional reunirá espetáculos do gênero cômico, para rua ou para espaços alternativos. Será composta de até 10 espetáculos selecionados e/ou convidados pela Comissão Organizadora do JBC 2023. Os espetáculos inscritos para a Mostra Nacional devem ter possibilidade de apresentação em ruas e praças e/ou adaptáveis a espaços alternativos.

O Cabaret do Riso trará números, stand ups, micropeças, performances, etc, para o espaço noturno do festival (Ponto de Encontro do JBC). Nesta modalidade as propostas inscritas devem ter no mínimo 15 minutos e no máximo, 30 minutos de duração.

Workshops e Exposição

Já os workshops e oficinas serão ações formativas realizadas pelos grupos selecionados ou convidadas pela Comissão Organizadora para os artistas locais, participantes do JBC ou público em geral.

Os debates que já são tradição do evento consistem em rodas de conversa entre artistas, técnicos, público e mediadores convidados pela Comissão Organizadora, ocorrendo sempre após a apresentação dos espetáculos da Mostra Nacional.

A Exposição fotográfica itinerante é outra novidade da edição de 20 anos e terá temática do gênero cômico nas artes cênicas. A exposição deve ser de fácil montagem e desmontagem para percorrer os 10 espaços do JBC 2023.

Assim como o FIT (Festival Internacional de Teatro), o JBC passará a contar com o Painel Crítico. Trata-se do exercício de escrita crítica, coordenado por profissional convidado pela Comissão Organizadora e com participação de interessados mediante inscrição prévia e seleção. Os exercícios críticos serão publicados no site do JBC 2023.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES